Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3398
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPich, Roberto Hofmeisteren_US
dc.contributor.authorRibeiro, Marcelo Oliveiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:55:26Z-
dc.date.available2013-08-07T18:55:26Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3398-
dc.description.abstractAgostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber.pt_BR
dc.description.abstractAugustine of Hippo can, in many ways, be linked to education, whether in a professional context, since the Father of the Church also had been a teacher; or because of their research on topics related to teaching and learning. We note, in works such as De magistro, De Trinitate, Confessiones, among others, interesting considerations about de cognitive process and the conditions that permit the teaching can be possible. The aim of this work consists in to analyse pedagogic aspects present at Augustine of Hippo's texts, pointing out questions such as meaning, motivation in learning and the role of memory, intelligence and will in the building of knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectFILOSOFIA MEDIEVALpt_BR
dc.subjectAGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectMOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectMEMÓRIApt_BR
dc.subjectINTELIGÊNCIApt_BR
dc.subjectVONTADEpt_BR
dc.titleO processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leiturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000433745-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo463,73 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.