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https://hdl.handle.net/10923/3454
Tipo: | masterThesis |
Título: | Da sombra à exposição: sobre a temporalidade na dimensão estética de Emmanuel Levinas |
Autor(es): | Mattuella, Luciano Assis |
Orientador: | Souza, Ricardo Timm de |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Data de Publicação: | 2008 |
Palavras-chave: | ARTES ESTÉTICA LEVINAS, EMMANUEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado tem por objetivo central estudar a idéia de temporalidade no âmbito da estética do filósofo Emmanuel Levinas. É estudado, de forma cronológica, o período que se extende desde 1948 - época da primeira formulação, no atigo La réalité et son ombre - do que se poderia chamar de uma estética levinasiana - até 1974, ano em que é publicada aquela por muitos é considerada a obra de maturidade do autor, Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. De modo a tornar explícita a questão da temporalidade, o desenvolvimento dos conceitos de sensibilidade e de linguagem, tão importantes para a teoria levianasiana, é investigado de modo cuidadoso. Busca-se, por fim, apresentar os diversos lugares que Levinas atribui ao artista e a sua produção: desde a obra como sombra da realidade (1948) até a arte como exposição mesma da essência (1974). The central purpose of this work is to study the idea of temporality within the field of the aesthetics of the philosopher Emmanuel Levinas. It is studied, in a cronological way, the period that extends from 1948 - when the first formulation of a so-called levinasian aesthetics is proposed in the article La réalité et son ombre - to 1974, year of the publication of Autrement qu’être ou au-delà de l’essence, understood by many as the work of maturity of the author. In order to clarify the question of temporality, the development of the concepts of sensibility and language, very important to the levianasian theory, is carefully studied. Therefore, the various places attributed by Levinas to the artist and its production are intended to be presented: from the work of art as the shadow of reality (1948) to art as the very exposure of the essence (1974). |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/3454 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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