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dc.contributor.advisorHilbert, Klausen_US
dc.contributor.authorSantos, Paulo Alexandre da Graçaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:57:34Z-
dc.date.available2013-08-07T18:57:34Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3741-
dc.description.abstractEste trabalho procura explorar o potencial interpretativo apresentado por inscrições e rótulos comerciais de produtos, como cervejas, refrigerantes e água minerais, em Porto Alegre entre 1875 à 1930. Com este enfoque procuro destacar as mudanças no significado social de beber durante o período e as diferentes estratégias dos fabricantes na identificação das bebidas, tópicos que estão diretamente relacionados com temas como: o consumo de água na cidade, as noções de saúde corporal e ideais de progresso e civilidade. Serão trabalhadas questões como o que fez com que os consumidores que anteriormente preferiam o vinho e a água para saciar a sede passassem a consumir produtos como a cerveja, refrigerante e água mineral, ou o que fez com que estas bebidas fizessem parte do cotidiano dos novos e emergentes grupos sociais da Porto Alegre do início do século XX? Este estudo também se endereça à história da industrialização no Rio Grande do Sul, na medida em que cervejarias, indústrias vidreiras e fábricas de refrigerantes e água mineral estavam entre as primeiras e principais indústrias no estado.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at exploring the interpretative potential provided by commercial labels and inscriptions of products, such as beer, soft drink and mineral water, in the city of Porto Alegre from 1875 to 1930. From this focal point I intend to highlight the changes in the meaning of the social act of drinking in this period and the manufacturer’s different strategies regarding the beverages’ identification, topics that are closely related to themes like: the water consumption in the city, the notions of bodily health, and ideals of progress and civility. Will be worked subjects as what made with what consumers that previously preferred wine and water to satiate the thirst passed to consume products as beer, soft drink and mineral water, or what did make with what these drinks made part of the daily of the new and emerging social groups of Porto Alegre of the beginning of the century XX? This study also addresses the industrialization history in the state of Rio Grande do Sul due to the fact that beer companies, wineries, soft drink manufacturers and mineral water bottling companies were among the first and the main industries in the state.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectARQUEOLOGIApt_BR
dc.subjectPORTO ALEGRE - VIDA SOCIAL E COSTUMESpt_BR
dc.subjectEMBALAGENS - INFORMAÇÕESpt_BR
dc.subjectCULTURA MATERIALpt_BR
dc.subjectBEBIDAS - CONSUMOpt_BR
dc.titleMensagens nas garrafas: o prático e o simbólico no consumo de bebidas em Porto Alegre (1875-1930)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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