Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3904
Tipo: masterThesis
Título: A atuação da empresa Cranston Woodhead no Rio Grande do Sul: um estudo de caso : 1922-1992
Autor(es): Pinto, Vera Christina Guedes
Orientador: Fay, Cláudia Musa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO - HISTÓRIA
EMPRESAS FAMILIARES
EMPRESAS - SUCESSÃO
Resumo: This paper presents the results of a study in the field of Business History, which since 1960 has become of great interest to focus on change and evolution of big business. Being family firms the predominant form of business organization in the world, your field of study began to be studied around issues related to succession and professionalization. The research is a case study about the history of the family business Cranston Woodhead & Co., founded by the English in the city of Rio Grande/RS, in 1922. The question addressed in this work was to interpret what mechanisms or strategies were used for the business of shipping agency develop and maintain in a competitive market. And how this family business has benefited from its culture and relationships to settle in Brazil having facilities to articulate a promising business, seize opportunities and survive for four generations in the trade.
Esta dissertação apresenta o resultado de um estudo na área da História Empresarial, que, a partir de 1960, tornou-se de grande interesse, com foco nas mudanças e evolução das grandes empresas. Sendo as empresas familiares a forma predominante de organização empresarial no mundo todo, o seu campo de estudos passou a ser estudado em torno de questões relacionadas com a sucessão e profissionalização. A pesquisa trata de um estudo de caso sobre a história da empresa familiar Cranston Woodhead & Co., fundada por ingleses na cidade de Rio Grande/RS, em 1922. A questão abordada neste trabalho foi interpretar que mecanismos ou estratégias foram utilizados para o negócio de agenciamento marítimo desenvolver-se e manter-se num mercado competitivo. E como essa empresa familiar foi beneficiada por sua cultura e relações para se instalar no Brasil, tendo facilidades em articular um negócio promissor, aproveitar oportunidades e sobreviver por quatro gerações no mercado de comércio exterior.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3904
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