Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3929
Tipo: masterThesis
Título: Ipiranga: a trajetória de uma refinaria em Rio Grande (RS) rumo à consolidação de um grupo empresarial (1930-1967)
Autor(es): Martins, Denise
Orientador: Fay, Cláudia Musa
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: EMPRESAS - BRASIL
EMPRESAS PRIVADAS
EMPRESÁRIOS - BRASIL
EMPRESAS PETRÓLEO IPIRANGA - HISTORIA
MARCAS INDUSTRIAIS
Resumen: A presente pesquisa propõe-se, através do estudo de caso da Refinaria Ipiranga, a compreender o desenvolvimento e o fortalecimento da imagem institucional deste grupo empresarial que iniciou suas atividades na cidade de Rio Grande (RS) nos anos 1930. O objetivo deste estudo é analisar como a empresa privada, nacional e familiar foi construída e a forma encontrada para enfrentar as dificuldades, diante da sucessão de governos e períodos de instabilidade sócio-econômica. Também tem-se como objetivo o estudo da trajetória deste grupo familiar que se manteve durante trinta anos no mercado e se transformou num forte grupo empresarial. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em revisão bibliográfica dos temas pertinentes, pela história oral e pelo acervo documental desta empresa. Nesta busca, tendo sido delimitado o período de 1930 a 1967, prioriza-se a análise dos elementos componentes da comunicação visual que construíram a marca Ipiranga. O foco se estabelece na medida em que se observa o grau de relevância que é colocado na projeção de uma empresa através da sua imagem.
The current search aims at understanding the development and strengthening of the institutional image of this entrepreneurial group which has started their activities in Rio Grande (RS) in the 1930s, through a case study of Ipiranga Refinery. The goal of this paper is the analysis on how the private, national, familiar company was built and the way found to face difficulties, in front of the sequence of governments and periods of socio-economical instability. Also there is the goal of the study of the trajectory of this familiar group that remained in the market during thirty years and has become a strong group. The methodology used in this survey consists in a bibliographic revision of the related subject, through the oral history and documental collection of this company. In this search, it has been focused the period between 1930 and 1967, giving priority to the analysis of the composing elements of visual communication that built the brand Ipiranga. The focus is established as far as the degree of relevance is observed in the projection of a company through its image.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3929
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000406829-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,31 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.