Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3930
Type: doctoralThesis
Title: De uma fábrica de antigamente a uma indústria racionalizada: o processo de desenvolvimento da Ritter Alimentos
Author(s): Beiser, Ana Cristina Pires
Advisor: Fay, Cláudia Musa
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2012
Keywords: ADMINISTRAÇÃO - HISTÓRIA
EMPRESAS FAMILIARES - ADMINISTRAÇÃO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
EMPRESAS - SUCESSÃO
Abstract: The main objective of this research is to explain the reasons Ritter Alimentos S. A. has always maintained its position in the market, since it is a family firm, founded in 1919, in Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, considering many cycles in its development related to management, property as well as family relationships. The company is still in the market for more than 90 years and, due to this fact, it deserves to be treated in a special way, as a study subject. The analysis of the company, focusing on its longevity in the market, can unveil some factors that may justify, in a universal way, the existence, still, of many family enterprises. In the current research, we showed the differences between the generations that managed the industry, taking into consideration its founder, genre and parentage, leadership, enterprising spirit, technological innovation and work in the production sector. In order to understand the founder’s cycle, we studied, in his origins, the breweries of the family and his history, as a brewer. The food industry, in the beginning, had to overcome many obstacles, trigged by the Second World War and the big flood that happened in 1941, in Porto Alegre. The next step to the other phase was related to the way the founder educated his daughters and sons-in-law, considering the succession process. Still, in the leadership cycle of the son-in-law succession, Fritz Bernhard Beiser, the business was not modernized, and the product, typically characterized as craft. Over the years, the industry developed the most modern technologies to all its line production in the 60s, and Fritz gave his three children the management of the company. Thus, the third cycle of the history of the company begins with participation of these new members, as shareholders of the industry. Even though they have to face many economic crises, the industry increased at the end of this phase. Eventually, the fourth generation, trying to develop may researches, changed the way that the company had been managed in many aspects, such as: the development of management and qualification programs, and the utilization of the best technological resources, leading to the automation in the production.
Esta tese procurou explicar as razões da longevidade da Ritter Alimentos S. A., empresa familiar fundada em 1919, em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, com base nos vários ciclos do seu desenvolvimento no que se refere à gestão, à propriedade e às relações familiares. A análise da permanência da empresa no mercado por mais de 90 anos pode contribuir para a definição de fatores que justifiquem, de forma universal, a longa existência de empreendimentos familiares. O trabalho descreve as diferenças entre as gerações que gerenciaram a empresa a partir de seu fundador, Frederico Augusto Ritter, no que se refere às questões de gênero e de parentesco, à liderança, ao espírito empreendedor, às inovações tecnológicas e ao trabalho no setor de produção. Para compreender o ciclo do fundador, foram resgatadas, em suas origens, as fábricas de cerveja da família e a sua própria trajetória como mestre cervejeiro. A indústria de alimentos, na sua fase inicial, teve que superar as consequências da Segunda Guerra Mundial e da enchente de 1941, em Porto Alegre. A passagem para o próximo ciclo esteve relacionada às formas como o fundador tratou as filhas e os genros, tendo em vista o processo de sucessão. No ciclo de liderança do genro sucessor, Fritz Bernhard Beiser, o negócio ainda se caracterizava como uma “fábrica de antigamente”, na qual o trabalho era bastante artesanal.A partir da década de 1960, na administração dos três filhos de Fritz, a empresa se tornou mais racional e modernizou todas as linhas de produção. No terceiro ciclo da história da empresa, que teve início com a entrada dos irmãos sócios, a empresa, mesmo enfrentando crises econômicas, apresentou crescimento. As iniciativas dos gestores voltadas à produção evidenciam atenção e abertura às mudanças sociais e culturais ocorridas no período, com foco em alimentos mais saudáveis e práticos, de fácil preparo e consumo. Finalmente, a quarta geração, iniciada em 2008, buscando desenvolver a área de pesquisa, promove um grande salto que inclui desde um programa de gestão e qualidade até à utilização dos recursos tecnológicos mais avançados, levando a automação na produção.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3930
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