Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3967
Tipo: masterThesis
Título: Múltiplos olhares sobre a presença negra na Lapa – Paraná: história e arqueologia (século XIX e XX)
Autor(es): Nascimento, Cláudia Bibas do
Orientador: Kern, Arno Alvarez
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: PARANÁ - HISTÓRIA
ARQUEOLOGIA - PARANÁ
NEGROS - BRASIL - HISTÓRIA
CONGADAS
FOLCLORE - BRASIL
NEGROS - RELIGIÃO - BRASIL
Resumo: A presente dissertação tem como intuito apresentar o estudo histórico e arqueológico sobre a presença negra na cidade da Lapa, Paraná. Neste sentido, foi reconstruída a trajetória de um grupo de negros que pratica a Congada e compreendido o processo de uso e desuso de uma fonte de abastecimento de água, ambos existentes desde o século XIX. As recriações, adaptações, mudanças e continuidades na Congada da Lapa e na Fonte do Campo assim como de seu entorno, vistas dentro de um processo de longa duração, mostraram que a dinamicidade social pode ser considerada como a força motriz da cultura negra, onde nem a dança é única e prestes a acabar, e nem a fonte é uma estrutura inerte ao tempo. Na reconstrução histórica, os dados existentes sobre a Congada puderam ser comparados com dados atuais, demonstrando que a permanência da tradição é influenciada por fatores políticos, econômicos e sociais. Procurando constatar a presença negra no Sítio da Fonte, foi possível perceber que o espaço além de proporcionar sociabilidade nos Oitocentos, foi usado durante os séculos XIX e XX, principalmente para o descarte do lixo proveniente do uso cotidiano doméstico.
This dissertation has as objective to present the historical and archaeological study on the black presence in the city of Lapa, Paraná. In this sense, it was reconstructed the trajectory of a group of blacks engaged in Congada and understood the process of use and disuse of a water supply, both existing since the nineteenth century. The recreations, adjustments, changes and continuities in Congada da Lapa and the Fonte do Campo as well as its surroundings, seen in a long-term, showed that social dynamics can be regarded as the driving force of black culture, or where the dance is unique and about to end, and not the source is an inert structure of the time. In historical reconstruction, the existing data on the Congada could be compared with current data, showing that the permanence of tradition is influenced by political factors, economic and social. Looking to see the black presence in the Sítio da Fonte, it was possible to see that the space in addition to providing social Eight hundred, was used during the XIX and XX centuries, mainly for the disposal of waste from daily household use.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3967
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