Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4033
Tipo: masterThesis
Título: Cartas para uma literatura menor: Paulo Leminski e Caio Fernando Abreu
Autor(es): Carneiro, Vinícius Gonçalves
Orientador: Barberena, Ricardo Araujo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: LITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
ABREU, CAIO FERNANDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LEMINSKI, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CRÍTICA LITERÁRIA
Resumo: Esta dissertação de Mestrado tratra da produção literária de 1975 a 1983 e a respectiva recepção crítica. Para tanto, analiso a correspondência ativa de Caio Fernando Abreu e Paulo Leminski presentes nos livros Cartas – Caio Fernando Abreu¸ organizado por Ítalo Moriconi, e Envie meu dicionário e alguma crítica, organizado por Régis Bonvicino. O estudo das cartas e da crítica dá-se a partir dos conceitos de arquivo de Michel Foucault e de Jacques Derrida, que constam em Arqueologia do saber e Mal de arquivo¸ respectivamente. Os sistemas de enunciados oriundos da leitura dos livros de cartas e da produção de críticos da produção estudo são, então, descritos e analisados a partir do conceito de campo literário, habitus e capitais de Pierre Bourdieu, buscando uma melhor visualização dos agentes Caio e Leminski no campo literário do período. Por fim, com o objetivo de disseminar uma leitura da produção do período e dos agentes, o cruzamento dos estudos dos dois conjuntos de cartas é lido a partir do conceito de literatura menor de Deleuze e Guattari, do livro Kafka, por uma literatura menor.
Ce mémoire de maîtrise étudie la production littéraire de 1975 à 1983 et sa propre réception critique. Pour cela, j'analyse la correspondance active de Caio Fernando Abreu et de Paulo Leminski présentes dans les livres Cartas – Caio Fernando Abreu, dirigé par Ítalo Moriconi, et Envie meu dicionário e alguma crítica, dirigé par Régis Bonvicino. L'étude des lettres et de leurs propres critiques s'effectue à partir des concepts d'archive de Michel Foucault et de Jacques Derrida qui sont contenus respectivement dans Archéologie du savoir et Mal d'archive. Les systèmes d‘énonciations à l‘origine de l‘étude sont donc décrits et analysés à partir des concepts de champ littéraire, habitus et capitaux de Pierre Bourdieu, cherchant une meilleure vision des agents Caio et Leminski dans le champ littéraire de cette période. Enfin, avec l‘objectif de disséminer une lecture de la production de cette époque et des agents, le croisement des études des deux ensembles de lettres est lu à partir du concept de littérature mineure de Deleuze et de Guattari, du livre Kafka, pour une littérature mineure. fre
URI: http://hdl.handle.net/10923/4033
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000432309-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,78 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.