Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4046
Tipo: masterThesis
Título: Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
Autor(es): Chaves, Jésura Lopes
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: LINGUÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PSICOLINGUÍSTICA
ARGUMENTAÇÃO
Resumen: A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes.
The present work deals with the relation between the high school graduate students´reading skills and their predominant argumentative knowledge of essay´ structures. In order to carry out this investigation it has been necessary to analyse the performance of the students who are in their third year at high school through a reading comprehension test and a predominant argumentative structure knowledge test, based on the theory postulated by Adam (1992). The Pearson Coefficient of Correlation of these variables is calculated from the results given. The result of this coefficient has indicated the correlation of – 0,578 – and has confirmed the hypothesis that one variable is related to the other. The theme is very complex considering the features of the objects observed - reading, short story and argumentation - and the fact that they lead to other factors that also contribute to the correlation. Therefore, new scientific projects which focus the integration of these elements have been necessary because of their importance to the academic paradigms that form proficient readers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4046
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000388586-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo988,49 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.