Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aguiar, Vera Teixeira de | en_US |
dc.contributor.author | Anflor, Tatiana | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T19:01:20Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T19:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/4090 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um estudo constituído de uma parte teórica e de uma prática que traça o perfil leitor de alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, pertencentes a classes populares. A primeira parte diz respeito ao referencial teórico, que abrange conhecimentos referentes à sociologia da leitura, à teoria da literatura e à pedagogia; a segunda é composta por uma entrevista com alunos de 5ª série e, após, pela análise das respostas obtidas com base nas teorias utilizadas como pressupostos do estudo. Os resultados alcançados permitem que constatemos a importância de um empenho no sentido de proporcionar experiências que levem nossas crianças a “escrever” a sua própria história de leitura, transformando o quadro constatado de pouco convívio das classes populares com as obras literárias. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensayo presenta un estudio diagnóstico compuesto de una parte teórica y de una practica que traza el perfil lector de alumnos de la 5ª serie de la Instrucción Fundamental, pertenecientes a las clases populares. La primera parte es basada en estudios que comprenden la sociología de la lectura, la teoría de la lectura y la pedagogía; la segunda es compuesta por una entrevista con alumnos de la 5ª serie y, después, por el análisis de las respuestas obtenidas con base en las teorías utilizadas como presupuestos del estudio. Los resultados alcanzados permiten la constactación de la importancia del empeño en el sentido de proporcionar experiencias que lleven nuestros niños a “escribir” su propia historia de lectura, cambinado el cuadro constatado de poca familiaridad de las clases populares con las obras de la literatura. spa | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA - ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.subject | HÁBITO DE LEITURA | pt_BR |
dc.title | A leitura nas classes populares: uma investigação na 5ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|