Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Vera Wannmacheren_US
dc.contributor.authorRahal, Cláudia Belmonteen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:22Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:22Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4097-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve o objetivo de investigar as marcas da moldura da superestrutura da notícia identificadas por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre durante a leitura, e o uso dessas marcas, como determinante do gênero textual em estudo, no momento da escritura, verificando o nível de consciência lingüística e as correlações estabelecidas entre os dois processos pelos sujeitos da pesquisa. Para concretizar as investigações, utilizamos cinco instrumentos: uma forma representativa da moldura de uma notícia, uma entrevista a respeito das marcas identificadas na forma representativa, um texto/fonte, uma entrevista sobre as marcas reconhecidas na moldura do texto/fonte e a produção de uma notícia. Os resultados evidenciaram que há uma correlação positiva entre as marcas da moldura da superestrutura identificadas e reconhecidas durante a leitura e as utilizadas no momento da produção da notícia. A análise das entrevistas individuais realizadas com os sujeitos também deixa claro que o nível de consciência lingüística é fator decisivo na identificação da moldura da superestrutura da notícia.pt_BR
dc.description.abstractThe present research was carried out with sixth grade students from a Primary School in Porto Alegre, Brazil, and aimed to investigate which signs of news superstructure frame are identified in the reading process and whether those signs are used as determiners of that specific linguistic text genre in the writing process. This allowed the assessment of degrees of linguistic awareness and the correlation made by the subjects between reading and writing processes. For that, five instruments were employed: a representative form of the frame of news article; an interview about the signs identified in the representative form; a source-text; an interview about the signs identified in the source-text frame; and the writing of a news article. The results indicated a positive correlation between the superstructure signs identified and acknowledged during the reading practice and those implemented in the writing of the news. The analysis of the subjects’ individual interviews also confirmed that the degree of linguistic awareness is a key factor in the identification of news superstructure frame.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectLEITURA - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.titleSuperestrutura da notícia: marcas da moldura Ativadas na leitura e na escriturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000390014-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,18 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.