Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4189
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRemédios, Maria Luíza Ritzelen_US
dc.contributor.authorToledo, Christiane Vieira Soaresen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:16Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:16Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4189-
dc.description.abstractEste trabalho trata dos diários de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo: diário de uma favelada; Diário de Bitita; Casa de Alvenaria, e o seu modo de representação na escrita de si. As obras em análise pertencem ao gênero autobiográfico da literatura apresentando o cotidiano da autora e sua vida no Canindé, favela de São Paulo. A autora conta sua história de andarilha, desde a infância pobre em Minas Gerais ao ápice do lançamento de seu livro e esquecimento do público em relação à sua produção literária. Aponta a pobreza, a miséria e a fome vividas sob o olhar de um Brasil iludido pelos anos dourados e suas promessas de progresso. Desnuda a vida na favela, a realidade crua de quem vive excluído. Dessa maneira, insere em seu texto questões discutidas pelos estudos multiculturais, as quais polemizam e repercutem no cenário literário brasileiro e internacional. Em consequência disso, a pesquisa discute a força narrativa da autora como personagem dos seus diários, representando a favela e a voz das minorias frente ao lugar, historicamente, ocupado pelas elites: a escrita literária.pt_BR
dc.description.abstractThis work is about the diaries of Carolina Maria de Jesus de Jesus - Child of the dark, Bitita´s diary, I´m going to have a little house, My stranger diary, and its way of representation in the write of the self. The books in analyses belong to the autobiographical genre of Literature showing the daily life of the author and her life at Canindé, shantytown of Sao Paulo. The author tells about her own history as a tramp, from her poor childhood in Minas Gerais to the release of her book and immediate negligence towards her literary production. She cites the poverty, misery and hunger lived under the sight of a Brazil deceived by the golden years and its promises of progress. So, she exposes life in the shantytown, and also the reality in what the excluded people are in. This way she puts in her text issues discussed by multicultural studies, which polemize and rebound at the international and Brazilian literary scenery. As a result, this research discuss the author‟s narrative strength as a character of her diaries, representing the shantytown and the voice of the minority at the place historically occupied by elites: the literary writing.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectJESUS, CAROLINA MARIA DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectAUTOBIOGRAFIAS NA LITERATURApt_BR
dc.subjectANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.titleO estudo da escrita de si nos diários de Carolina Maria de Jesus: a célebre desconhecida da literatura brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000431031-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,77 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.