Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4211
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Alice Therezinha Camposen_US
dc.contributor.authorOrtolan, Leandro Henriqueen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:29Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:29Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4211-
dc.description.abstractA tese aborda a questão do feminino em duas peças dramáticas de Chico Buarque de Hollanda, Calabar: o elogio da traição (1973) e Gota d’água (1975), sob os postulados da teoria crítica de Carl Gustav Jung e de teóricos pós-junguianos, mediante os conceitos de inconsciente coletivo e dos arquétipos do animus e da anima nele inseridos. A análise do gênero no drama de Chico Buarque é desenvolvida a partir do pressuposto de que a constituição psíquica da mulher é formada também por uma contraparte masculina – animus -, que possibilita a ela, através dessa sua ―virilidade‖, um melhor desenvolvimento (ou não) de sua personalidade total. Analogamente, o varão também possui em sua psique uma contraparte feminina – anima -, que lhe possibilita uma melhor aproximação (ou não) com seu outro lado mais sensível e receptivo. Nesse sentido, ver-se-á de que maneira esses dois arquétipos se manifestam respectivamente em personagens femininas – principalmente Bárbara, da peça Calabar e Joana, da peça Gota d’água – e também em personagens masculinas, já que ambos, mulher e homem, estão intimamente ligados.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis addresses the issue of the feminine in two drama plays of Chico Buarque de Hollanda: Calabar: o elogio da traição (1973) and Gota d’água (1975), following critical theory of Carl Gustav Jung and post-Jungian scholars, using the concepts of the collective unconscious and the archetypes of anima and animus. The analysis of the genre in Chico Buarque‘s drama is developed from the assumption that the psychic constitution of the woman is also formed by a male counterpart – animus - which allows her, by this ―manhood‖, a better development (or not) of her complete personality. Similarly, the man also presents in his psyche a feminine counterpart – anima – which provides him a better approximation (or not) with his other side, which is more sensitive and receptive. In this sense, it will be seen how these two archetypes are manifested respectively in the female characters – especially Bárbara, from the play Calabar, and Joana, from Gota d’água – and in male characters as well, as both, woman and man are intimately linked.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectBUARQUE, CHICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectGÊNEROS LITERÁRIOSpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA ANALÍTICApt_BR
dc.subjectDRAMApt_BR
dc.titleAs trincheiras, as vazantes, as correntes... segredos que ninguém ensina: a construção do perfil psicológico feminino no drama de Chico Buarque de Holandapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000430513-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,51 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.