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dc.contributor.advisorCosta, Jorge Campos daen_US
dc.contributor.authorAraujo, Danielaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:37Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:37Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4227-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo verificar a validade e consistência da Teoria das Implicaturas de Grice(1975), que descreve e explica o significado implícito enquanto processo inferencial de comunicação. Os slogans publicitários servem como fonte de análise para o trabalho, pois possuem uma camada significativa de implicaturas, ou seja, dizem muito mais do que está dito. Estas implicaturas podem ser de diferentes tipos, porém no trabalho são verificadas somente aquelas que indicam traços de sexismo, isto é, aquelas que apresentam algum tipo de discriminação em relação ao gênero, nesse caso, o feminino. A Teoria das Implicaturas de Grice, que é pragmática por natureza, é considerada importante porque estuda o significado que escapa à abordagem semântica, apesar de partir desta. Assim, o trabalho valoriza a interface entre a Pragmática e a Semântica, acreditando que uma área complementa a outra no estudo do significado em linguagem natural.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this research is to verify the validity and consistency of Grice´s Implicatures Theory (1975), which describes and explains the implicit meaning as an inferential process of communication. The advertising slogans are used as source, because they have a significant layer of implicatures, it means, they say more than they have said. These implicatures can be of different types, but this study verify the implicatures which indicate sexism traces, it means, indicate some discrimination mark about the genre, in this case, the feminine genre. Grice´s Implicatures Theory, which is pragmatic, is considered important because it deals with the meaning that escapes from the semantic theory. So, this study emphasizes the interface between Pragmatics and Semantics, presuming that one area completes the other in relation to the study of the meaning.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICA DO TEXTOpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADE - LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectPROPAGANDA - LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectLINGUAGEM - TEORIASpt_BR
dc.subjectTEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE LINGUÍSTICApt_BR
dc.titleAs palavras e seus efeitos: o sexismo na publicidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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