Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4233
Type: masterThesis
Title: A poesia fala com a criança: uma reflexão sobre as características da poesia infantil e sua relação com o leitor
Author(s): Klauck, Ana Paula
Advisor: Mello, Ana Maria Lisboa de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2008
Keywords: LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
LEITURA
LINGUAGEM
IMAGEM
COMUNICAÇÃO
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar as características da poesia infantil contemporânea (abrangendo obras de 1996 em diante) e sua relação com o leitor-criança a que se destina. Por meio de um levantamento teórico e de um estudo de quatro obras poéticas consideradas representativas (Um passarinho me contou, de José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, de Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, de Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, de Elias José), o trabalho traça o caminho da poesia ao dirigir-se ao leitor infantil e ao promover uma comunicação com ele. Os capítulos que fazem parte desta produção abordam os aspectos lingüísticos, imagéticos e a questão da voz poética em suas relações com o leitor, através do levantamento de teorias acerca do texto lírico e da produção literária infantil. Os estudos apresentados neste trabalho são ilustrados por análises dos poemas das obras selecionadas.
The objective of this paper is to analyze the characteristics of contemporary children’s poetry and their relationship to the child-reader it intends to address. With a theoretical study and an analysis of four poetic pieces considered representative (Um passarinho me contou, by José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, by Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, by Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, by Elias José), the paper tracks the path poetry uses to address to the young reader, as well as to communicate with him/her. The chapters that constitute this paper approach linguistic, imagistic, and poetic voice aspects and their connection to the reader, using a group of theories that study the lyric text and children’s literature. These studies are all illustrated by an analysis of poems from the selected pieces.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4233
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000410453-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,21 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.