Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4310
Tipo: doctoralThesis
Título: A hipótese do período crítico no aprendizado da língua estrangeira analisada à luz do paradigma conexionista
Autor(es): Ferrari, Magaly
Orientador: Poersch, José Marcelino
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: LINGUÍSTICA
LÍNGUAS - APRENDIZAGEM
CONEXIONISMO
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
Resumen: O objetivo deste estudo foi analisar, à luz do Conexionismo, a Hipótese do Período Crítico para o aprendizado de línguas estrangeiras e verificar se o desempenho fonético-fonológico e morfo-sintático do grupo G1, dos pré-adolescentes de 10 a 12 anos, era superior ao dos adultos, do grupo G2, indivíduos acima de 20 anos, no instrumento de desempenho de produção oral em língua inglesa. O teste foi aplicado, depois de 80 horas-aula, para grupos G1 e G2 de alunos de quinta série de uma escola pública de Porto Alegre. A freqüência e o percentual dos desvios dos grupos foram tratados estatisticamente, permitindo parcialmente a corroboração da hipótese desta pesquisa: quanto aos aspectos fonético-fonologicos, o G2 apresentou um número maior de processos. A diferença entre os dois grupos no total foi de 5% (p<0,O5): a média do G1 foi de 39,65% e a do G2, de 49,57%, e um desvio padrão de 9,69 para o G1 e 11,44 para o G2 (p = 0,003). Já nos aspectos morfo-sintáticos, a diferença entre os dois grupos não foi estatisticamente significativa: o G1 ficou com um percentual de 1,22% e o G2 de 1,00%, com um desvio padrão de 1,59 para o G1 e 1,35 para o G2 (p=0,620). Portanto, conclui-se que há uma maior transferência da língua materna para a língua estrangeira, principalmente quanto aos aspectos fonético-fonológicos que foram interpretados através do Paradigma Conexionista, cujos padrões nessa área parecem sofrer maior influência da primeira língua na idade adulta. Quanto aos aspectos morfo-sintáticos, a hipótese não foi corroborada, sendo lançada uma outra para uma futura pesquisa que é o nível de consciência e de atenção dos adultos nesta área.
The main objective of this research was to analyze the Critical Period Hypothesis in the light of Conexionism, considering the foreign language learning and also to verify the phonetic-phonological as well as the morphosyntactic processes of the G1 group, preadolescents, aged from 10 to 12, and G2 group, that was formed by individuals who were aged 20 and older, in an English oral production instrument. After 80 hours of instruction, the instrument was applied to both groups in the fifth grade in a public school in Porto Alegre. The frequency and the percentage of the processes of the two groups were treated statistically, and we could corroborate part of the hypothesis of the research: G2 outperformed G1 in the phonetic-phonological processes. The total difference between the two groups was 5% (p<O,05): G1 mean was 39,65% and G2 49,57% (p = 0,003), and the standard deviation was 9,69 for G1 and 11,44 for G2. However, in the morphosyntatic domain, the difference between the groups was not statisticafly significant: for G1, the percentage was 1, 22%, and for G2, 1,00%; the standard deviation was 1,59 for G1 and 1,35 for G2 (p= 0,620). Thus, we conclude that the influence of the mother tongue to the second related to the phoneticphonological processes is higher and could be explained by the Conexionism — the transference of the first language is greater among adults in this area. Besides, we can make the hypothesis that the result in the morfosyntatic domain was due to the adults’ attention and consciousness in this field, wich we suggest be tested in a future research.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4310
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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