Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4592
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Vinicius Duval daen_US
dc.contributor.authorSena, David Ponciano deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:05:53Z-
dc.date.available2013-08-07T19:05:53Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4592-
dc.description.abstractDuring the process of teaching and learning in surgery one should take into account the need to provide adequate teaching methodology, that is efficient, accessible and provides good cost-benefit training, also avoiding ethical conflicts with patients and animal models. The goal of this study is to develop and validate a multimedia software that assists in the teaching-learning rhomboid flap process. Fifty students from the fifth and sixth year of medical school completed a pretest and were randomly divided into two groups of 25 students each. For five minutes the control group studied a printed chapter of a standard book while the test group used a computer multimedia software, describing how to perform a rhomboid flap. Each group was evaluated in a blind manner by board certified surgeons (Brazilian Society of Plastic Surgery) using OSATS protocol (Objective Structured Assessment of Technical Skill) and answered a post-test. The control group was assessed a second time after studying for 5 minutes with the software. The group that used the multimedia software achieved higher scores on the practical performance and the post-test as compared to the control group. All students subjected to both methods rated the software as their choice method of learning.en_US
dc.description.abstractIntrodução: Durante o processo de ensino e aprendizagem em cirurgia, deve-se levar em conta a necessidade de oferecer metodologia de ensino e treinamento eficientes, de fácil acesso e com boa relação custo-benefício, evitando conflitos éticos em relação aos pacientes e modelos animais. O objetivo desse estudo é desenvolver e validar um software multimídia que auxilie no processo de ensino-aprendizagem do retalho rombóide.Método: 50 alunos voluntários do quinto e sexto anos do curso de medicina responderam a um pré-teste e foram randomicamente divididos em dois grupos de 25 alunos cada, o grupo controle foi exposto um capítulo de livro impresso, enquanto o grupo teste utilizou um software multimídia, descrevendo como realizar um retalho rombóide. Cada grupo confeccionou um retalho em modelo artificial de treinamento(bench model) sendo avaliado de forma cega por cirurgiões membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) através do protocolo OSATS (Objective Structured Assessment of Technical Skill) e respondeu a um pós-teste. O grupo controle foi retestado num segundo momento utilizando o software. Resultados: Houve uma superioridade quanto ao desempenho do grupo software multimídia confirmada pelos resultados da lista de checagem (p < 0,002), avaliação geral global (p = 0,017) e pós-teste (p < 0,001).Conclusões: Alunos que utilizam CAL apresentam melhor desempenho subjetivo e objetivo na confecção de retalhos rombóides, bem como a classificaram como a melhor ferramenta de estudo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMEDICINApt_BR
dc.subjectPROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOSpt_BR
dc.subjectCIRURGIA PLÁSTICApt_BR
dc.subjectPROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO MÉDICApt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000438344-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.