Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4847
Tipo: doctoralThesis
Título: Negros e negras no ensino superior privado: um estudo sobre raça e gênero
Autor(es): Julio, Ana Luiza dos Santos
Orientador: Strey, Marlene Neves
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: PSICOLOGIA SOCIAL
NEGROS - BRASIL
DESIGUALDADE SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
Resumen: Trata-se do estudo sobre o acompanhamento da trajetória acadêmica de negros e negras em uma instituição de ensino superior privado (IES), em Porto Alegre que, a partir de uma ação afirmativa, obtêm bolsas de estudo que garantem, administrativamente a permanência na instituição desses bolsistas. O Programa iniciou-se no ano de 2004 contemplando 282 bolsistas, e sua continuidade vai até o último bolsista formar-se. Esse Programa contou com o apoio para a seleção e acompanhamento desses estudantes, da ONG CECUNE, que responsabilizou-se não apenas em selecioná-los, como criar cursos para o fortalecimento e reconstrução da identidade racial desses bolsistas. Apresentamos este estudo dividido em três capítulos: no primeiro abordamos conceitos de raça e de gênero, por termos considerados a importância desses dois vieses ao nos aproximarmos do campo de estudo propriamente, onde averiguamos a presença maior de mulheres negras em busca desta oportunidade de formação, do que homens. Portanto há aí uma questão de gênero, a qual procuramos entender à luz também dos estudos do IPEA (2008) que apontam para as condições de desigualdade pautadas pelos indicadores raça e gênero. No segundo capítulo nos detivemos a avaliar os dados obtidos no curso de Reconstrução de Identidade Racial, ministrado pelo CECUNE para esse grupo de bolsistas negros e negras da IES em questão. No terceiro capítulo analisamos entrevistas com alguns desses estudantes e com pessoas da direção da IES e do CECUNE que foram os responsáveis pela implantação deste Programa. Com essas pessoas procuramos entender o que foi o programa, e qual a repercussão deste no que se refere ao efeito da busca de equidade racial através de um programa de inclusão social pela educação superior.
This study was based on monitoring the academic trajectory of Black men and women in the private higher education (IES) in Porto Alegre wich, from affirmative action get scholarships that ensure that, administratively, their permanence in the institution, of these fellows. The program began in 2004, comprising 282 Fellows, and continued until the last student with scholarship will be formed. This program was supported for the selection and monitoring of those students, ONG CECUNE that was responsible not just of their selection, but for creates programs for the strengthening and reconstruction of racial identity of these fellows. We present this study divided into three chapters: in the first we approached concepts of race and gender, considering the importance of these two biases. As we got near to the field of study properly, which we ascertain the increased presence of black women in search of graduation opportunities comparing with black men. Therefore there is gender issues which we also seek to understand in light of IPEA (2008) studies pointed out indicators of inequality conditions guided by race and gender. In the second chapter we focus on evaluate the data obtained in the course of Reconstruction of Racial Identity taught by CECUNE for this group of black men and women scholars of the HEI concerned. In the third chapter we examine some of these interviews with students and people in the direction of the ISS and the CECUNE, who were responsible for implementing this program. With these people we try to understand what the program was and what it`s effect, regarding to the effect of the search for racial equity through a social inclusion program for higher education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4847
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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