Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4876
Type: masterThesis
Title: Desenvolvimento de um protocolo de avaliação psicofisiológica do transtorno de estresse pós-traumático
Author(s): Cavalheiro, Carine Viegas
Advisor: Kristensen, Christian Haag
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2013
Keywords: PSICOLOGIA COGNITIVA
TRAUMAS PSICOLÓGICOS
PSICOLOGIA FISIOLÓGICA
Abstract: O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) vem sendo associado a disfunções biológicas, entre elas destaca-se uma disfunção no Sistema Nervoso Autônomo (SNA). Observa-se que sujeitos com TEPT tendem a apresentar elevada atividade do Sistema Nervoso Simpático e baixa atividade do Sistema Nervoso Parassimpático. Medidas acessíveis e não-invasivas do SNA, como a condutância de pele (SC), frequência cardíaca (FC) e, principalmente, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) demonstram essa alteração. Embora encontre-se um vasto número de estudos psicofisiológicos no TEPT, percebe-se uma carência na padronização dos procedimentos de avaliação autonômica. Dessa forma o objetivo geral desta dissertação consistiu em desenvolver um protocolo psicofisiológico para o TEPT. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática, apresentada no primeiro artigo, de estudos que avaliassem a SC, a FC e a VFC no TEPT. O objetivo deste artigo consistiu em investigar os resultados de procedimentos de avaliação em quatro etapas: habituação, linha de base, estimulação e pós-estimulação. Os resultados apontaram que os procedimentos empregados na habituação e pós-estimulação foram poucos abordados nos artigos. Além disso, não foram observadas diferenças autonômicas entre sujeitos com e sem TEPT ao serem avaliados em repouso na linha de base. Na estimulação, verificaram-se diferenças autonômicas somente nas tarefas relacionadas ao trauma. A partir desses resultados, o protocolo foi sendo estruturado.
O segundo artigo refere-se ao desenvolvimento do protocolo e está intitulado como " Desenvolvimento de um protocolo de avaliação psicofisiológica do Transtorno de Estresse Pós-Traumático". A etapa pós-estimulação foi dividida em duas etapas: recuperação e relaxamento. Os procedimentos selecionados através da revisão sistemática foram aplicados em uma amostra final de cinco participantes sem TEPT e dois com TEPT. Foram desenvolvidas cinco versões do protocolo. O modelo final consistiu em: (1) habituação, os sensores fisiológicos eram colocados e os participantes permaneciam sentados confortavelmente em uma cadeira por cinco minutos; (2) linha de base, observar imagens neutras por dez minutos; (3) estimulação, escutar o relato da situação estressante/traumática durante cinco minutos; (4) recuperação, permanecer sentado, em repouso, sem nenhum estímulo, por 15 minutos; (5) relaxamento, escutar uma música tranquila, instrumental, com sons da natureza, por dez minutos. A última versão do protocolo apontou diferenças autonômicas entre as etapas e entre os participantes. Observou-se uma diminuição da VFC no participante com TEPT e um aumento desta medida no participante sem TEPT. Embora o protocolo ainda necessite ser aprimorado, mostra-se sensível para analisar as respostas autonômicas ao longo das etapas e apontam para as diferenças entre sujeitos com e sem o TEPT.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4876
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000445404-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial276,52 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.