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dc.contributor.advisorGuareschi, Pedrinho A.en_US
dc.contributor.authorTatim, Denise Carvalhoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:08:49Z-
dc.date.available2013-08-07T19:08:49Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4935-
dc.description.abstractA presença inusitada dos novos atores da ação social, de origem empresarial, no cenário público brasileiro contemporâneo, constitui-se o tema dessa tese. Fenômeno recente, a autodenominada Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem sido apresentada como a nova ética dos negócios, propondo a harmonização entre o crescimento econômico e as dimensões social e ambiental. O estudo da Responsabilidade Social Empresarial foi desenvolvido sob a perspectiva da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e da Ideologia de Thompson (2002), buscando compreender como se estrutura essa representação social no contexto brasileiro e qual a sua função na fase atual do capitalismo internacional, através da análise das políticas e práticas de empresas consideradas modelo em RSE no Brasil, das suas relações com os diferentes atores envolvidos e do conteúdo ideológico subjacente ao discurso de responsabilidade social. O corpus da pesquisa foi construído a partir de pesquisa à bibliografia sobre o assunto, revistas especializadas, websites de instituições ligadas a esse movimento e 86 Relatórios Sociais de empresas indicadas como modelo em Responsabilidade Social no Brasil por entidades consideradas referência nacional e internacional no tema.A análise do material coletado foi realizada através da metodologia da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002), e, de forma complementar, da análise quantitativa, com o uso de estatística descritiva. Com base nos resultados foi possível identificar a apropriação da proposta da Responsabilidade Social por grandes empresas privadas nacionais e multinacionais, que por meio das estratégias ideológicas de poderosas representações sociais, constroem junto à sociedade a imagem de agentes do bem comum. O discurso, disseminado através de eficientes campanhas de marketing social, se articula com o protagonismo empresarial em causas sociais e ambientais, criando e reforçando relações de dependência e submissão e reafirmando, dessa forma, o projeto do capitalismo neoliberal em suas contínuas manobras de adaptação e reprodução.pt_BR
dc.description.abstractThe unusual presence of new actor of social action, with corporate origin, in the contemporary public Brazilian scenery, institutes the theme of this thesis. The recent phenomenon of the Corporate Social Responsibility (CSR) has been presented as the new business ethic, proposing the adjustment among the economic growth and the social and environmental dimensions. The CSR study was developed under the perspective of the Moscovici’s Social Representations Theory (2003) and the Thompson’s Ideology (2002), soughting to comprehend how the social representation in the Brazilian context is organized and which is its function in the actual phase of international capitalism, through the analysis of politics and practices of corporation considered CSR model in Brazil, of their relations with the different actors involved and ideological content underlying to the social responsibility discourse. The research corpus was constructed from specialized bibliography, journals, institutional websites and 86 Social Reports of corporations indicated as CSR models in Brazil for national and international reference entities in the subject. The material analysis was realized under the Depth Hermeneutics Thompson’s methodology (2002), and data was submitted to descriptive and quantitative statistical analysis. Regarding the results obtained, it was possible to identify the appropriation of Social Responsibility proposal by big national and multinational private corporations that, by means of ideological strategies of powerful social representations, construct in the society the image of common good agents.The discourse, spread with efficient campaigns of social marketing, articulates with the entrepreneurial protagonist in socials and environmental causes, creating and fortifying the relationships of dependence and submission, and reasserting the neoliberal capitalism project in its maneuvers of adaption and reproduction.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subjectRESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESASpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIDEOLOGIASpt_BR
dc.subjectAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleResponsabilidade social empresarial: representações sociais e ideologiapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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