Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4948
Tipo: masterThesis
Título: A residência multiprofissional em saúde como possibilidade de formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde
Autor(es): Oliveira, Cathana Freitas de
Orientador: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
SAÚDE COLETIVA
SAÚDE PÚBLICA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: A partir de um recorte das diferentes formas de concepção do processo de saúde e doença, incluindo os modelos técnico-assisteciais possíveis que acompanhavam estas propostas, buscamos evidenciar a construção de um paradigma hegemônico nas práticas de atenção à saúde nos últimos séculos. O atrelamento da medicina com as formas de legitimação de uma saber cientificista, que privilegia o controle sobre o corpo dos sujeitos permitindo que medidas de organização coletiva sobreponham às necessidades individuais e subjetivas. A força de ligação entre as práticas médicas, o controle exercido pelo Estado e os formatos de organização econômicas, demonstra o comprometimento do setor saúde com a diferenciação do valor a vida implicada nas práticas diferenciadas oferecidas de forma excludente e segmentária a populações de alta renda. Assim, os movimentos de transformação no cenário brasileiro, o desenvolvimento do movimento de reforma sanitária em congruência com as propostas teóricopráticas da saúde coletiva acabam permitindo a legitimação de uma nova concepção do processo de saúde e doença, que passa a incluir diferentes determinantes sociais em sua estrutura de compreensão. A legitimação desta proposta dá-se pela conformação de um sistema nacional de organização e compreensão no campo da saúde: o Sistema Único de Saúde(SUS).Este sistema propõe diferentes bases teóricas, diretrizes e princípios específicos, entre os quais prevê a o desenvolvimento de práticas de ensino para os próprios profissionais do campo. Apontando a atual dificuldade de formação e reconhecimento de trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento deste sistema, e a criação de um modelo de ensino que busca basear-se na Política de Educação Permanente em saúde, que legisla sobre pedagogias e metodologias de ensino no SUS, a proposta deste trabalho é discutir qual o potencial pedagógico a ser explorado nas estruturas organizativas das Residências Multiprofissionais em Saúde para formação de um saber coletivo no campo da saúde.
Considering part of different forms of conception of the health-disease process, including possible technical-assistive models that follow those proposals, we have attempted to evidence the construction of a hegemonic paradigm in practices of health care over the last centuries. The intertwining of medicine with forms of legitimization of a scientistic knowledge privileges the control over the subjects’ body, allowing that actions of collective organization outweigh individual and subjective necessities. The strength of the link between medical practices, the control exercised by the State and the forms of economic organization show the commitment of the health field to the differentiation of life value as implied in differentiated practices that are offered to high income populations. Thus, the movements of transformation in the Brazilian scenery and the development of the Health Reform movement, attuned with theoretical-practical proposals of collective health have ended up allowing the legitimization of a new conception of the health-disease process, which includes different social determinants in its comprehension structure. The legitimization of this proposal occurs through the conformation of a national system of organization and understanding in the health field: Sistema Único de Saúde (SUS). This system has proposed different theoretical bases, guidelines, and specific principles; among others, it presents the development of teaching practices for professionals in the health field. Pointing out the current difficulty to educate and acknowledge workers committed to the development of this system and the creation of a teaching model that attempts to base on the health Permanent Education Policy, this study discusses the theoretical potential to be explored in the organizational structures of Multi-Professional Trainings in Health for the formation of a collective knowledge in the health field.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4948
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