Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5208
Tipo: masterThesis
Título: Utilizacion de marcos conceptuales en trabajo social: contornos del habla en el espacio participativo
Autor(es): Samperio, Elsa Teresa
Orientador: Cornely, Seno A.
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Data de Publicação: 2000
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO SOCIAL
COMUNICAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS
LINGUAGEM
FALA
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Resumo: The study relates the communicative scope en terms of language and participation. It is originated by a basic attitude of interrogation about the processes which take place in the neighbourhood practice developed by students of Social Work (degree of licentiate) at the National University of Mar del Plata, as part of their training. I have been participating of this related to speech such as aspects of meaning, expression of reasons and motives, ways of double discourse, intersubjetive agreement, pretensions of validity and others. The context in the participative processes and their orientation, whether they are related in their different ways to de hegemonic power, or propose critical spaces from the construction of citizenship where the stress in placed in the decisive processes. The questions relate the ways of participation and the communicative scope in terms of language. They give origin to two lines of work. One of them develops a systematic work on the experience of the neibourghood alternative movement in Batan, town next to Mar del Plata. In that sense these aspects are studied under the frame of programme of social work. On the other hand, a study of theoretical sources is developed to open these aspects which appear as relevant to considerer. In this way, the authors who deal with the subject of language from the scope of understanding are selected. In special Jurgen Habermas and Otto Apel. From the development focussed on the dialogist model, Claus Offe and Safira Amman, whose works are developed in the context of participative processes. The hypothesis relates from methodology, the possibilities of understanding and ethic of discourse. The language is related to citizen participation and construction, on a preconcept based in the person and us. The results are considered valuable for the social work in the development of reflexive processes to the inner part of participation.
O estudo refere ao âmbito da comunicação em termos da linguagem ou fala e à participação. Origina-se a partir de uma atitude de interrogação básica sobre processos que têm lugar na prática barrial que realizam os alunos do bacharelado em Trabalho Social da Universidade Nacional de Mar del Plata como parte da sua formação. Desde o ano 1992 que participo do programa, observa-se uma necessidade de aprofundar em aspectos vinculados à fala como aspectos de significado, expressão de razões e motivos, argumentos, formas do duplo discurso, acordo intersubjetivo, pretenções de validade dos significados e outros. O contexto são os processos participativos e sua orientação, já estejam vinculadas em suas diferentes formas ao poder hegemônico ou bem proponham espaços críticos desde a construção da cidadania onde o peso está posto nos processos decisórios. Os interrogantes relacionam as formas de participação e o âmbito comunicativo em termos da linguagem. Eles dão origem a duas linhas de trabalho. Uma que desenvolve um trabalho alternativo de Batan localidade próxima a Mar del Plata. Em tal sentido se estudam estes aspectos no quadro de um programa de Trabalho Social. Por outro lado se desenvolve um estudo de fontes teóricas no caminho de abrir estes aspectos que aparecem como relevantes a considerar. É assim que se selecionam autores que tratam o tema da linguagem. Desde o âmbito da compreensão. Em especial Jurgen Habermas e Otto Apel. Desde o desenvolvimento de experiências centralizadas no modelo dialogístico Claus Offe e Safira Ammann cujos trabalhos se realizam no contexto de processos participativos. As hipóteses relacionam desde o metodológico as possibilidades da compreensão e a relevância da linguagem desde diferentes formas como diálogo, argumentação e ética do discurso. A linguagem relaciona-se com a participação e construção cidadã sobre um pressuposto baseado na pessoa e em nós. Os resultados se consideram valiosos para o Trabalho Social no desenvolvimento de processos reflexivos ao interior da participação.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5208
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