Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5465
Tipo: masterThesis
Título: Determinantes do desempenho escolar no estado do Rio Grande do Sul no ano de 2007: uma análise com regressões quantílicas
Autor(es): Vernier, Laura Desirée Silva
Orientador: Bagolin, Izete Pengo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: ECONOMIA
DESEMPENHO ESCOLAR
EDUCAÇÃO - ASPECTOS ECONÔMICOS
Resumen: Nas últimas décadas, a educação vem sendo destacada pela literatura econômica como um importante meio para o crescimento e desenvolvimento econômico. O presente trabalho busca identificar os determinantes do desempenho escolar no Rio Grande do Sul para o ano de 2007, através de estimações por Regressões Quantílicas. Para isto, são feitas duas análises diferenciadas, uma considerando as médias escolares; e outra mais desagregada, considerando a proficiência individual dos estudantes e a heterogeneidade das regiões do Estado. Na primeira análise, demonstrou-se que as características dos professores, diretores e alunos são os principais determinantes do desempenho médio escolar. Com relação ao resultado individual, somente as questões sócio-econômicas dos estudantes apresentaram efeito. Além disso, verificaram-se diferenças significativas no desempenho escolar conforme a região, indicando que participar de determinado Conselho Regional de Desenvolvimento impacta nas proficiências individuais.
In the past few decades, education has been highlighted by the economic literature as an important mean for growth and economic development. The present study aims to identify the determinants for school achievements at Rio Grande do Sul state for the year 2007 through Quantile Regression estimation. To that end, two different analysis are made, one considering average grades; and another more desegregated, considering individual students proficiency and intra-state regional heterogeneity. The first analysis showed that teachers, students and school director’s characteristics are the prime determinant for average school performance. In regard to individual achievements, only socio-economic matters revealed significant effect. Furthermore, significant regional differences on school performance were observed, indicating that to participate in a particular Conselho Regional de Desenvolvimento impacts individual proficiency.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5465
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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