Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5523
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dc.contributor.advisorJacinto, Paulo de Andradeen_US
dc.contributor.authorMoreira, Kayline da Silva Gomesen_US
dc.date.accessioned2013-10-29T16:24:55Z-
dc.date.available2013-10-29T16:24:55Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5523-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar os determinantes do desempenho escolar no estado do Rio Grande do Sul utilizando modelos hierárquicos lineares (MHL). Foram utilizados os microdados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS) do ano de 2007 na construção de um modelo hierárquico de dois níveis – nível aluno e nível escola – a fim de analisar a proficiência dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O estudo encontrou como principal resultado que as características socioeconômicas dos alunos (representada pelos itens que os alunos possuem e não possuem em suas casas) são grandes determinantes do desempenho escolar, enquanto as características das escolas (representadas pelas características dos professores, diretores e pela infraestrutura da escola) pouco contribuem na explicação do rendimento escolar dos estudantes gaúchos. Não necessariamente esse resultado significa que as características escolares não são importantes na explicação da proficiência, mas pode significar um uso ineficiente dos recursos escolares. Verifica-se que é importante desenvolver estratégias que orientem políticas públicas no sentido de ampliar o papel da escola no desempenho dos estudantes de modo a proporcionar igualdade de oportunidades, sobretudo para os alunos mais carentes.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate the determinants of scholar achievement in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, using hierarchical linear models (HLM). The 2007 microdata from Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) were used to estimate a hierarchical linear model with two levels – level student and level school – to analyze students’ performance in Mathematics and Portuguese in Elementary School 5th grade and in the High School 9thgrade. The main result of this study is that students’ socioeconomics characteristics (represented by goods that the students have and don’t have at home) are strong determinants in the scholar achievement, while the school features (represented by the teacher characteristics, school principal characteristics and school infrastructure) contribute very little to explain the performance of the students from Rio Grande do Sul. Not necessarily this result means that school attributes aren’t important to explain the performance of the students, but it might mean that school resources have been used inefficiently. The evidences show that it’s important to develop strategies to lead public policies in order to expand the role of school in the scholar achievement, so that the pupils can have equal opportunities, especially the neediest.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectECONOMIApt_BR
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpt_BR
dc.subjectMODELOS EDUCACIONAIS - CRÍTICApt_BR
dc.titleDeterminantes do desempenho escolar no Rio Grande do Sul: uma análise a partir de modelos hierárquicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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