Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5550
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHarres, João Batista Siqueiraen_US
dc.contributor.authorLindenmeyer, Clarissa Martinsen_US
dc.date.accessioned2013-11-18T11:16:27Z-
dc.date.available2013-11-18T11:16:27Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5550-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco a (re) construção de conhecimento na área de ciências por alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Procura averiguar como uma metodologia de ensino, denominada Unidade de Aprendizagem (UA) construída segundo as ideias iniciais dos alunos influencia na aprendizagem sobre Cadeia Alimentar. Os dados foram coletados a partir de um questionário de perfil socioeconômico, de um questionário inicial sobre conhecimentos prévios e de um questionário final para averiguar os processos de re)construção do conhecimento. Em uma abordagem predominantemente qualitativa, a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que ao longo da UA os sujeitos reconstruíram suas concepções sobre o tema cadeia alimentar, estabelecendo uma transição em direção a uma perspectiva mais complexa desde o conhecimento cotidiano para o conhecimento científico.pt_BR
dc.description.abstractThis research focused on the reconstruction of science knowledge for youth and adults of Porto Alegre area in a specific elementary public school. It is analyzed how a teaching methodology built according to the student’s initial ideas (Unit Learning approach) influences in learning about the Food Chain subject. Data were collected from a survey of socioeconomic profile, an initial questionnaire about previous knowledge and a final questionnaire to investigate the processes of reconstruction of knowledge. In a predominantly qualitative approach, data analysis was performed using Analysis Textual Discourse. The results show that throughout the UA approach students rebuilt their ideas on the food chain subject establishing a transition to a more complex view from everyday knowledge to scientific knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOS - APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subjectCADEIAS ALIMENTARES (ECOLOGIA)pt_BR
dc.title(Re) construção de conhecimentos sobre cadeia alimentar: trabalhando a partir das ideias dos alunos na educação em jovens e adultospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000452180-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,23 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.