Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5571
Tipo: masterThesis
Título: As relações entre estratégias e competências organizacionais na construção da trajetória da FEDEX
Autor(es): Gomes, Graziela Rossi
Orientador: Becker, Grace Vieira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPETÊNCIA (ADMINISTRAÇÃO)
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
Resumen: The quest for a competitive advantage that would be able to endure, even in the most unfavorable economical cycles, has been a recurring objective of academic research, namely in the Business Administration field. The concept of Organizational Competences, derived from the Resourced Based View, proposes that an unique configuration of the elements, which constitute these competences, may be the distinct factor that may allow companies to maintain a competitive position throughout the years. On the other hand, the strategic decisions are based on the objectives an organization may pursue, directing, therefore, its main actions and policies. So, the understanding of the relationships between the strategies and the Organizational Competences is doubtless relevant as it is expected that superior results can be obtained when they are aligned and synergic. In order to fully comprehend these relationships, it is necessary to understand the history of the organization with the strategies and organizational competences, and all which constitute them. The research was conducted on the American company FedEx, world leader in logistics services, through a qualitative case study with a descriptive-exploratory approach. The results obtained confirm that organizational competences have, in different levels of engagement, direct relationship with the strategies, as the elements that constitute the competences are the basis for strategic actions. When organizational competences are strongly aligned with the strategies, it is possible to say that they become the "organizational DNA", consolidating and perpetuating themselves through time. Identifying these relationships may contribute so that future strategic actions of the organization could be configured and planned in order to guarantee a perennial distinct and unique competitive advantage.
A busca por uma vantagem competitiva que seja capaz de se sustentar, mesmo nos momentos econômicos desfavoráveis, tem sido objeto incessante de estudos na academia, mais precisamente na campo da Administração. O conceito das competências organizacionais, derivado da Visão Baseada em Recursos, propõe que a configuração única dos elementos que constituem estas competências seja o fator diferenciador para que as empresas alcancem uma posição competitiva ao longo dos anos. As escolhas estratégicas, por sua vez, baseiam-se nos objetivos que uma empresa detém, direcionando assim suas principais ações e políticas. Desta forma, entender as relações entre as estratégias e as competências organizacionais faz-se pertinente, pois espera-se que um alinhamento entre elas possa garantir resultados superiores. Para que estas relações possam ser compreendidas, faz-se necessário entender a trajetória da organização sob o enfoque das estratégias, das competências organizacionais e seus elementos constitutivos.A unidade de pesquisa é empresa americana FedEx, líder mundial no segmento de serviços logísticos, sendo desenvolvido assim, um estudo de caso único qualitativo com uma orientação descritiva-exploratória por meio de uma análise histórico-longitudinal. Os resultados obtidos confirmam que as competências organizacionais apresentam relação com as estratégias, em maior ou menor grau, pois são os elementos constitutivos das competências que servem como base para a definição das ações estratégicas. Quando as competências organizacionais estão fortemente alinhadas com as estratégias, pode-se dizer que constituem o “DNA da organização”, perpetuando-se e consolidando-se ao longo do tempo. A identificação destas relações pode contribuir para que as ações estratégicas futuras da empresa sejam configuradas e planejadas de modo a garantir uma competitividade diferenciada.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5571
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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