Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/5770
Type: doctoralThesis
Title: A campanha operário padrão: como tornar-se um modelo de trabalhador (1970-1985)
Author(s): Campos, Daniela de
Advisor: Fay, Cláudia Musa
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2014
Keywords: TRABALHO E TRABALHADORES - BRASIL
ESCRAVIDÃO - BRASIL
INDÚSTRIA - RIO GRANDE DO SUL
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir a Campanha Operário Padrão desenvolvida no período de 1970-1985. Para tal, utilizou documentos relacionados ao concurso, especialmente dos trabalhadores que venceram a competição no estado do Rio Grande do Sul, no período citado, assim como entrevistas orais com alguns desses personagens. O concurso, realizado desde 1955, no estado do Rio de Janeiro, e, depois, estendido para o restante do país, experimentou uma longa duração até o final da década de 1980. Ao ser criado, segundo seus idealizadores, tinha por meta difundir uma noção positiva do operário brasileiro, ao contrário do que era cotidianamente publicado nos jornais. A campanha, promovida pelo SESI e pelo jornal O Globo, propunha premiar um trabalhador em cada estado e, depois, eleger o operário nacional. A pesquisa realizada analisou como o concurso foi utilizado pelos empresários, por meio do SESI, para propagar os ideais de harmonia entre as classes e criar um modelo de operário que estivesse em consonância com os padrões da elite empresarial brasileira, desse modo, procurando disciplinar, através desse modelo, os demais trabalhadores industriais.
This paper aims to discuss the Campaign Operario Padrao in the period 1970-1985. To this end, we used documents related to the contest; especially of workers who won the competition in the state of Rio Grande do Sul at the mentioned period, as well as oral interviews with some of these personages. The contest, held since 1955 in the state of Rio de Janeiro and then extended to the rest of the country, lasted for a long time, until the late 1980s. When created, according to its initiators, had the goal to spread a positive image of the Brazilian worker, contrary to what was published regularly in newspapers. The campaign, sponsored by SESI and the newspaper O Globo, proposed awarding a worker in each state, and then elect a national worker. The research examines how the competition was used by businessmen, through SESI, to propagate the ideals of harmony between the classes, creating a model worker which was in line with the standards of the Brazilian business elite and which had as a goal to discipline through the model, the remaining factories workers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5770
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