Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5806
Tipo: doctoralThesis
Título: (Des)conexões na educação para a saúde integral: um estudo de caso com catadores de uma cooperativa
Autor(es): Behs, Izar Müller
Orientador: Portal, Leda Lisia Franciosi
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E SAÚDE
SAÚDE PÚBLICA
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
Resumo: The current research is characterized by an investigative approach – a case study – that is part of the research line Person and Education of the Post-Graduation Program in Education of Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Aiming to understand the conditions of the garbage collectors’ work in a sorting cooperative of inorganic garbage, located in Canoas City, in the Rio Grande do Sul State, and its relation to the integral health education, the subjects of the study were observed and interviewed. The study followed the principle of triangulation of evidences, data were collected through a participant observation, as well as individual semi-structured interviews were recorded in a field diary, and a social economic questionnaire, and a focus group session were applied. In order to organize and analyze data, two strategies were used: the first, that is more restrict and has a quantitative feature, aimed the statistical organization of data, which were collected through social and economic questionnaire; and the second, whose objectives are broader, is particularly qualitative, and the content analysis was used– accordingly to Bardin (2008).Decomposition, structuring, and interweaving of the collected material enable the expression, idea and statement grouping, that were classified in meaning units, so that four categories emerged in the current study: 1) identity and occupation: focusing on the garbage collectors’ conception related to their identity and occupation; 2) work environment: in which many words were grouped, related to coping the risk and the occupational diseases, as well as to the presentation of the reflections associated to the way they face risks and also the feelings of pain and pleasure in the work environment; 3) representation of integral health: the ideas that garbage collectors create about mental and body structures, as well as diseases and their treatments; 4) health education and diversity of spaces: they are related to the garbage collectors’ experiences that trigger learning opportunities, preventive orientation and care, considering integral health perspective. The results showed that education for integral health has to be treated from different perspectives, that can be science, through many subjects; common sense; from objective and subjective views; and in individual and collective approach. Regarding to education, the focus is on how to value the knowledge of the other person, comprehending that knowledge is a process of collective construction and, taking into account health, when it is analyzed in a broader sense – body and soul – its basis is on the understanding of human beings’ fundamental, material and spiritual needs. Health education, considered as socially produced and associated to a set of values, requires a coordinated action, in combination with intervention methodologies, which are related to different social groups. The valorization of education can produce a new perspective to the garbage collectors, to their production and their own lives. Thus, education for life should integrate the person’s solidary and integrality ethic.
Este estudo caracterizou-se por uma abordagem investigativa – estudo de caso – vinculado à linha de pesquisa Pessoa e Educação do Programa de Pós- Graduação na Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com o objetivo de compreender as condições de trabalho dos catadores de uma cooperativa de triagem de lixo reciclável, situada na cidade de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul, e a sua relação com a educação para saúde integral, os sujeitos da pesquisa foram observados e entrevistados. A pesquisa obedeceu ao princípio da triangulação de evidências, e os dados foram coletados por meio da observação participante com registro, em diário de campo, de entrevistas individuais semiestruturadas e da aplicação de um questionário socioeconômico, bem como de uma sessão de grupo focal. Para a organização e a análise dos dados, foram utilizadas duas estratégias: a primeira, mais restrita e de caráter quantitativo, teve como objetivo a organização estatística dos dados obtidos pelo questionário socioeconômico, a segunda, com objetivos mais amplos, foi de natureza essencialmente qualitativa e seguiu o método da análise de conteúdo – de acordo com Bardin (2008).A decomposição, a estruturação e o entrecruzamento do material coletado propiciaram o agrupamento das expressões, ideias e falas que foram classificadas em unidades de significado, surgindo, assim, as quatro categorias deste estudo: 1) identidade e profissão: que aborda as concepções dos catadores sobre a sua identidade e profissão; 2) ambiente de trabalho: no qual foram agrupados termos sobre o enfrentamento do risco e da doença ocupacional, assim como apresentadas as reflexões acerca das formas de enfrentamento dos riscos, dos sentimentos de sofrimento e do prazer no ambiente de trabalho; 3) representação da saúde integral: o que os catadores elaboram, a partir das estruturas do corpo e da mente, das doenças e de seus tratamentos; 4) educação para saúde e a diversidade de espaços: relativo às experiências e vivências dos catadores que geraram oportunidades de aprendizado, orientação preventiva e cuidados relacionados à perspectiva da saúde integral. Os resultados mostraram que a educação para saúde integral deve ser tratada sob os mais diferentes olhares, seja o da ciência, por meio de várias disciplinas; do senso comum; do ponto de vista objetivo ou subjetivo; seja em abordagens individuais ou coletivas. No âmbito da educação, trata-se da valorização do saber do outro, entendendo que o conhecimento é um processo de construção coletiva e, no âmbito da saúde, quando vista no sentido ampliado – corpo e alma –, se apoia na compreensão das necessidades humanas fundamentais, materiais e espirituais. A educação para saúde, considerada como socialmente produzida e relacionada a um conjunto de valores, passa a exigir uma ação coordenada, combinada com metodologias de intervenção, implicadas com diferentes grupos sociais. Valorizar a dimensão educativa pode dar um novo sentido ao trabalho do catador, à sua produção e à sua própria vida. Assim, a educação a serviço da vida deve integrar a ética da solidariedade e integridade da pessoa.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5806
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