Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5852
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dc.contributor.advisorTietzmann, Robertoen_US
dc.contributor.authorLopes, Jenara Mirandaen_US
dc.date.accessioned2014-05-20T02:00:49Z-
dc.date.available2014-05-20T02:00:49Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5852-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende verificar qual é o papel das estrelas e das telenovelas na motivação do consumo de artigos de moda inspirados no figurino de personagens e entender de que modo, junto com as revistas femininas, atuam como promotoras de tendências de consumo. Para tanto, durante o período de exibição da telenovela Salve Jorge, foram realizados o monitoramento e a análise de revistas femininas para determinar a relação que se estabelece entre as telenovelas e as revistas femininas, desde a apropriação da imagem das estrelas do elenco na capa das revistas, até a exploração dos conteúdos explorados na temática desta telenovela. Com a aplicação da teoria do Star System, de Edgar Morin, bem como das teorias sobre pós-modernidade, de Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, observou-se que o uso da imagem das estrelas, bem como da familiaridade dos espectadores com os conteúdos das telenovelas, atua como potencializador do estímulo de consumo, tanto material, a partir da indicação de produtos consumidos pelas celebridades, quanto cultural, através do consumo das próprias mídias. Pôde-se constatar, também, a existência de um Star System nacional, gerado e explorado pelos meios de comunicação brasileiros.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation intends to verify the roles assumed by soap operas, and its stars, as motivators of the consumption of fashion items inspired by its characters wardrobe, and understand how they and women’s fashion magazines together act as trendsetters. During the Salve Jorge Brazilian soap opera broadcasting, a monitoring of women’s magazines and its posterior content analysis were conducted to determine the relationship established between these publications and soap operas, from the star images used in covers till the subjects of soap operas used as magazine contents. Through Edgar Morin’s Star System theory, as well as Michel Maffesoli and Gilles Lipovetsky postmodern theories, it’s noticed that the uses of star images, as well as the spectator’s familiarity with the soap operas contents, act as consumption stimulus, both materially, from the indication of products consumed by celebrities, and culturally, through the consumption of the media themselves. This study could also establish the existence of a national Star System, generated and explored by Brazilian media.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSA - INFLUÊNCIApt_BR
dc.subjectTELENOVELAS - BRASILpt_BR
dc.subjectTELEVISÃO - AUDIÊNCIApt_BR
dc.subjectREVISTAS FEMININAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectMODA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.titleModa de novela: os conteúdos de Salve Jorge divulgados em revistas femininas e as estrelas como padrões-modelo de estilo e belezapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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