Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5988
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dc.contributor.advisorMoura, Cláudia Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Monalisa Lealpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-11T02:01:49Z-
dc.date.available2014-06-11T02:01:49Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5988-
dc.description.abstractA Sociedade em Rede cada vez mais se reflete no ambiente organizacional interno, onde o fazer e o pensar a comunicação se modificam e aderem às novas perspectivas. Uma das práticas mais utilizadas pelas organizações é o informativo interno, com grande potencial de circulação de notícias e de interação em rede. No presente trabalho escolhemos como objeto de estudo o informativo Em Casa, editado há 24 anos pela Embrapa Suínos e Aves, voltado para o público interno, para analisar sua principal modificação: a passagem de impresso para digital. Nesse contexto analisamos sua história, identificamos sua política editorial, relacionamos sua utilização ao ambiente organizacional e verificamos a opinião do público leitor. Ao compreender essa alteração, pretendemos verificar se o Em Casa pode ser mais interativo, considerando a tendência desta sociedade em rede que se apresenta. Para isso, utilizamos o método de Estudo de Caso, de Robert Yin (2010), incluindo as técnicas de pesquisa documental, entrevistas, pesquisa de opinião e análise de conteúdo, de Bardin (2011). A evolução do Em Casa mostrou o amadurecimento de um veículo institucional, com uma linha editorial voltada às pessoas e ao ambiente organizacional, com perspectivas de melhorar sua interação e se tornar um espaço de comunicação interna em rede.pt_BR
dc.description.abstractThe network society has become each day more strongly present inside the organizational environment, where the way to make communication happen is being modified and become open to new perspectives. One of the most used way to communicate is through the internal information, with its great news spreading potential and networking. In the present work it was chosen to study the home information, which has been edited 24 years ago by Embrapa pigs and poultry, focused to the internal public to analyze its main change: the transition from printing to the digital way. On this context, the research has analyzed its history, identified the editorial politics, related its usage to the organizational environment and it was possible to verify the readers’ opinion. Once the changes are understood, it is intended to check if the home information may be more effective, considering the tendencies that the network society presents. In order to get the results, the method to get to it was a study of Robert Yin case (2010), including the documental technique of researching, interviews, surveys Bardin subject analysis (2011). The home information evolution showed a maturation of an institutional vehicle with an editorial line focused to people and the organizational environment and perspectives to improve interaction and become an internal networking space of communication.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO NA EMPRESApt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.titleA comunicação em rede no ambiente interno organizacional: estudo do informativo Em Casa, da Embrapa Suínos e Avespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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