Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6686
Tipo: masterThesis
Título: A ficção e o ensino da matemática: análise do interesse de estudantes em resolver problemas
Autor(es): Silva, Leandro Millis da
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Resumo: Esta dissertação analisa o interesse de estudantes da Educação Básica em resolver problemas matemáticos associados ao uso da ficção cinematográfica em sala de aula. Para tanto, foram elaboradas e aplicadas propostas pedagógicas pelos bolsistas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de Matemática da PUCRS, por quatro professores supervisores e por dezenove licenciandos. O referencial teórico foi apoiado na Resolução de Problemas, no Interesse, na Semiótica e na Ficção, com a contribuição de autores, como Dewey, Polya, Santaella, Peirce, Modro e Napolitano, procurando traçar as relações possíveis entre os temas em destaque, suas aplicações e usos no ensino e também, sua evolução. Para isso, descreve as intervenções pedagógicas realizadas pelo pesquisador no intuito de possibilitar aos bolsistas subsídios para elaboração de suas propostas, assim como um envolvimento pelo assunto para a obtenção de melhores resultados nas escolas. Mostra o papel que um filme de ficção pode assumir em uma aula de Matemática, seja como motivador para a Matemática, seja como introdutor ou auxiliar no desenvolvimento do conteúdo, ou seja, como contextualizador para criação de problemas matemáticos. A análise desenvolvida procura categorizar e descrever as informações coletadas por meio de pré-questionário e pós-questionário aplicados aos bolsistas, aos estudantes e o diário de campo do pesquisador, utilizando, como base, a Análise Textual Discursiva.Portanto, as propostas criadas pelos bolsistas foram utilizados os seguintes filmes: A corrente do bem, A fantástica fábrica de chocolates, Casino Royale e dois episódios da série Numb3rs. Nas propostas os filmes acabaram assumindo as funções apresentadas na hipótese inicial, sejam elas de motivador para a Matemática, seja de introdutor-auxiliar no desenvolvimento do conteúdo ou seja de contextualizador para criação de problemas matemáticos. A maioria dos estudantes das quatro escolas conseguiu perceber a relação do filme com a Matemática e gostaram do título escolhido pelos bolsistas, a análise evidencia que a postura e atuação dos bolsistas foram fatores essenciais para o sucesso das propostas. Evidentemente, outros fatores também contribuíram para que algumas propostas tivessem maior aceitação que outras, como a escolha do filme correto, a associação do filme ao conteúdo e o método de trabalho adotado pelos bolsistas. Finalmente, cada etapa foi importante para o pleno desenvolvimento do estudo, tanto as informações colhidas a respeito dos estudantes, como dos bolsistas, para que se pudesse visualizar os efeitos da aplicação do uso do filme e seu potencial, quanto a real possibilidade de aplicação e as modificações no interesse dos estudantes.
This dissertation analyzes the interest of students of Basic Education in solving associated with the use of cinematic fiction in the classroom mathematical problems. To that end, we designed and implemented educational proposals by members of the Institutional Fellows Program Initiation to Teaching Scholarship - Mathematics PIBID PUCRS, four teachers and supervisors for nineteen undergraduates. The theoretical framework was supported in Solving Problem, in Interest, in Semiotics and Fiction, with the contribution of authors such as Dewey, Polya, Santaella, Peirce, Modro and Napolitano, seeking to trace the possible relationships between the featured topics, their applications and uses in teaching and also their evolution. For this, describes the pedagogical interventions by the researcher in order to enable scholar’s subsidies for developing their proposals, as well as an involvement in the subject to obtain better results in schools. Shows the role that a fiction film can take in a mathematics class, either as a motivator for Mathematics, either as introducer or assist in the development of content that is as contextualizing for creating math problems. The analysis seeks to categorize and describe the information collected through pre-and post-survey questionnaire applied to scholars, students and the researcher's field journal, using as basis the Textual Discourse Analysis.Therefore, the proposals raised by the scholars following films were used: Pay It Forward, The fantastic chocolate factory, Casino Royale and two episodes of the series Numb3rs. In the proposed films ended up assuming the functions presented in the initial hypothesis, whether motivating for mathematics, be-introducer assist in developing the content of contextualizing for creating math problems. Most students of the four schools could see the relationship with the film and liked mathematics chosen by the fellows, under the analysis shows that the attitude and performance of the grantees were essential factors for successful proposals. Of course, other factors also contributed to some proposals had greater acceptance than others, such as choosing the right film, the association of movie content and method of work adopted by scholars. Finally, each step was important for the full development of the study, both the information collected about the students, as the fellows, so that one could see the effects of the application of the use of the film and its potential, as the real possibility of application and changes in student interest.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6686
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