Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/6846
Type: masterThesis
Title: Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em farmácia e o sistema de avaliação da educação superior: análise crítico-reflexiva da prova do ENADE 2010
Author(s): Ott, Joice Nedel
Advisor: Costa, Bartira Ercília Pinheiro da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Issue Date: 2014
Keywords: FARMÁCIA - ENSINO - BRASIL
ENSINO SUPERIOR
CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO
EDUCAÇÃO E SAÚDE
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES
Abstract: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como um componente curricular obrigatório nos cursos de graduação (BRASIL, 2004), com a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem acadêmica em relação aos preceitos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Nesta pesquisa realizou-se uma análise crítico-reflexiva das questões da prova do ENADE realizada por acadêmicos de Farmácia em 2010, através da opinião de professores vinculados aos cursos de Farmácia de instituições, públicas e privadas, do estado do Rio Grande do Sul (RS). O objetivo principal foi verificar se o caráter da prova e o intuito avaliativo são condizentes com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Farmácia (DCNF) para a formação e avaliação do profissional generalista. Por meio do Qualtrics Survey Software, foram elaborados quatro questionários distintos, cada um contendo 10 questões originalmente transcritas do ENADE e as respectivas categorias de análise estabelecidas a partir dos pressupostos das DCNF. Os questionários foram enviados por meio digital a professores alocados a 18 cursos de Farmácia do RS, de 16 instituições de ensino superior diferentes.De março a setembro de 2013, 131 professores realizaram a análise das 40 questões do ENADE 2010. As questões do componente Específico, com nota média 7,78±2,22 na percepção docente quanto à adequação no exame, avaliaram mais a capacidade de exercício em fármacos e medicamentos, exigiram habilidade crítico-reflexiva do estudante e atuação interdisciplinar. As questões de Formação Geral, que receberam em média nota 5,16±2,87 na opinião dos professores, auxiliaram na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio no qual o profissional estivesse inserido e, em menor acuidade, avaliaram o caráter crítico-reflexivo, humanista e os princípios éticos exigidos pelas DCNF. Dessa forma, a prova do ENADE 2010 realizada pelos graduandos em Farmácia apresentou distribuição assimétrica dos aspectos de formação estabelecidos. Muito embora se acredite que o atual sistema de avaliação do ensino superior possa, de fato, contribuir para a melhoria da qualidade na formação profissional, a proposta do exame apresenta limitações em seu processo de avaliação junto aos estudantes.Tais limitações, evidenciadas no presente estudo através a opinião dos professores, corroboraram achados literários evidenciados por Verhine; Dantas (2005); Rothen; Nasciutti (2008); Rodrigues; Peixoto (2009); Dias Sobrinho (2010) e Francisco et al. (2012), que advertem quanto a estruturação do sistema avaliativo, bem como a execução nos moldes em que atualmente se apresenta. Entretanto, na busca pelo aperfeiçoamento, observa-se que a política educacional nacional constantemente tem se voltado para a melhoria na qualidade do ensino, contextualizada pelo incentivo de pesquisas como esta que impulsiona a edificação de um processo avaliativo capaz de determinar a qualidade da formação dos profissionais que estão sendo inseridos na sociedade, a saber se, a partir da formação generalista oferecida, às necessidades sociais estão sendo supridas de maneira eficaz, em todos os níveis de atenção à saúde.
The National Examination Performance of Students (ENADE) part of the National System of Higher Education Assessment (SINAES), as a mandatory curriculum component in undergraduate courses (BRAZIL, 2004), in order to monitor the process of academic learning in relation the precepts established by the National Curriculum Guidelines (DCN). In this research there was a critical and reflective analysis of the issues of proof of ENADE held by scholars of Pharmacy in 2010, through the opinion of teachers linked to the School of Pharmacy of institutions, public and private, in the state of Rio Grande do Sul (RS). The main objective was to verify if the character of evidence and evaluation order are consistent with the recommendations by the Pharmacy course (DCNF) for the training and evaluation of general professional National Curriculum Guidelines. Through Qualtrics Survey Software, four separate questionnaires, each containing 10 questions originally transcribed the ENADE and categories of analysis established from the assumptions of DCNF were prepared. The questionnaires were sent by digital means teachers allocated to 18 courses Pharmacy RS of 16 different higher education institutions.From March to September 2013, 131 teachers conducted the analysis of the 40 questions ENADE 2010. Specific issues of component, with a mean score 7. 78±2. 22 in teacher perception on the appropriateness of the examination, evaluated more exercise capacity in drugs and medicines, critical and reflective skills required of the student and interdisciplinary approach. Questions of General Education, which received an average score 5. 16±2. 87 in the opinion of the teachers, helped in understanding the social, cultural and economic reality of the environment in which the professional was inserted and lower acuity, assessed the character critical and reflective, humanistic and ethical principles required by DCNF. Thus, the proof of ENADE 2010 held by graduates in Pharmacy presented asymmetric distribution of the aspects of training set. Although it is believed that the current evaluation system of higher education can indeed contribute to improving the quality of vocational training, the proposed test has limitations in the evaluation process with students.These limitations, the present study evidenced through teacher opinion, corroborated findings literary evidenced by Verhine; Dantas (2005); Rothen; Nasciutti (2008); Rodrigues; Peixoto (2009), Dias Sobrinho (2010) and Francisco et al. (2012), who warn about the structuring of the evaluation system and the implementation in the way it currently presents. However, the quest for improvement, it is observed that the national educational policy has focused on constantly improving the quality of education, contextualized by encouraging research like this that drives the construction of an evaluation process that will determine the quality of training for professionals being inserted into society, whether from the general training offered to social needs are being met effectively at all levels of health care.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6846
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