Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6961
Tipo: masterThesis
Título: Relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional na condição de bullying em adolescentes
Autor(es): Barrios, Alejandro José Mena
Orientador: Arteche, Adriane Xavier
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Fecha de Publicación: 2014
Palabras clave: PSICOLOGIA
RELAÇÕES PARENTAIS
BULLYING
COMPORTAMENTO
PERSONALIDADE
EMOÇÕES
Resumen: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional no processo de bullying em adolescentes através da realização de dois estudos, sendo um teórico e um empírico. No estudo teórico foi realizada uma revisão sistemática sobre a relação entre estilos parentais e bullying. Os resultados dos catorze artigos incluídos na revisão indicaram que a maior parte dos estudos revisados encontraram uma associação significativa entre estilos e práticas/parentais e bullying em crianças e adolescentes. O estudo empírico teve como objetivo investigar a associação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional nas diferentes condições de bullying: bullying extremo, abusador, observador passivo, observador ativo e abusado. A amostra foi formada por 423 participantes (57% mulheres e 43% homens). Os participantes responderam ao Questionário de dados sócio demográficos, Questionário Multimodal de Interação Escolar (CMIE-III) para avaliar bullying, Escala de estilos parentais Exigência e Responsividade, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS) e Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Observou-se correlação estatisticamente significativa entre estilos parentais e os fatores abusador e bullying extremo, além de ter-se observado associação significativa entre o fator neuroticismo de personalidade e dificuldades de regulação emocional no fator bullying extremo e abusado.
As a part of the theoretical study of this research, a systematic review of the literature on bullying and its correlations with parental styles, personality and emotional regulation was realized. Through fourteen papers included on this systematic review, we could verify a significant correlation between parental styles/parental practices and bullying. Simultaneously, the empirical part of this research aimed to study the correlation between parental styles, personality and emotional regulation among bullying factors (extreme bullying, bullying, active bystander, passive bystander and victim). The sample consisted of 423 participants (53% women, 47 men). Participants answered to a Socio demographic questionnaire, a bullying questionnaire (CMIE-II), a parental styles questionnaire and an emotional regulation test based on the Big Five taxonomy (BFP). We could verify a significant correlation between parental styles and the bullying factors: bullying and bullied. Moreover, a correlation was observed between the neuroticism personality factor and emotional deregulation among extreme bullying and abused factors.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6961
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000464025-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,88 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.