Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7128
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVitória, Maria Inês Côrte
dc.contributor.authorCardoso, Paloma
dc.date.accessioned2015-04-30T14:05:08Z-
dc.date.available2015-04-30T14:05:08Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7128-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the perception of the professors from the Pedagogy School, focusing in their IT resources and communications in face to contribute in the students’ learning process. The methodologies used were both Qualitative and Quantitative, based on a case study made in a graduation school in the city of Porto Alegre. To collect the data, semi structured interviews and observations were carried on. The results found were: they learn more through writing (93%), listening (64%), talking (29%), Internet research (21%). To promote learning, the results show: videos (93%), reading (79%), computers/tablets (64%), lectures (14%) and “cine forum” (21%). The perception of who were interviewed was that the Chat doesn’t help. Another result found was that they prefer books (64%), ebooks (21%), use both (15%). The main authors used to support this work are Levy, Moran, Martins, Giraffa, Cortella, Fernandes, Freire, Marosini, Tardif, Castells and Zabalza.en_US
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes do ensino superior – curso de graduação em Pedagogia – focando nos recursos tecnológicos de informação e comunicação que evidenciam contribuir nos processos de aprendizagem discente. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e quantitativo, a partir de um estudo de caso e de pesquisa documental realizados numa IES da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturas e observação participante. Os principais resultados encontrados foram: aprendem melhor através da escrita (93%); através da audição (64%); através da oralidade (29%); através de pesquisas virtuais (21%). No que tange ao favorecimento da aprendizagem, temos como resultado: vídeos (93%), leituras (79%), computadores/tablets (64%), palestras/seminários (14%) e cine fórum (21%). O Chat, no entendimento dos sujeitos pesquisados, não contribui. Figura como resultado, ainda, a preferência pela leitura em livros impressos (64%); E-Book (21%); 15% utilizam as duas formas. Os principais teóricos e autores que apoiam esse trabalho são Levy, Moran, Martins, Giraffa, Cortella, Fernandes, Freire, Morosini, Tardif, Castells e Zabalza.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.titleA percepção dos discentes quanto aos recursos tecnológicos de informação e comunicação que contribuem nos processos de aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000467321-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.