Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7133
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dc.contributor.advisorSouza, Ricardo Timm de
dc.contributor.authorMattos, Manuela Sampaio de
dc.date.accessioned2015-04-30T14:05:27Z-
dc.date.available2015-04-30T14:05:27Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7133-
dc.description.abstractEste trabalho procura abordar o tema da ética da memória em Walter Benjamin, dando parti-cular ênfase à grande e singular obra das Passagens. Para o enfrentamento da questão, inici-almente são trabalhados conceitos fundamentais da obra do autor, os quais projetam o cami-nho que nos leva à temática da ética da memória. Primeiramente, é abordada a concepção do despertar como um amplo conceito, que representa um momento dialético ao extremo, em que cada agora é o agora de uma determinada cognoscibilidade. O despertar é um limiar no qual imagens aparentemente ínfimas e dispensáveis podem ser lidas, já que todo presente é perme-ado por imagens do passado que lhe são sincrônicas. As imagens não pertencem a uma deter-minada época, mas se tornam legíveis, como um relâmpago, apenas num momento específico. O interpretar das imagens se relaciona diretamente com o despertar, tanto para os mitos quan-to para o mundo de sonhos do século XIX, levando em conta que o mais potente mito daquele século foi (e continua sendo) o mito do progresso. Este trabalho também expõe algumas con-siderações acerca do que significa, na obra de Benjamin, as imagens dialéticas, assim como algumas ideias a respeito da montagem literária como método. Tudo isso para direcionar e confirmar a hipótese de que há, no instante do despertar, uma ética da memória na obra de Walter Benjamin.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to approach the subject “ethics of memory” in Walter Benjamin, with particu-lar emphasis on the large and singular work “The Arcades Project”. The work tries to face the proposed theme through the explanation of the fundamental concepts that integrates Benja-min’s works, ideas that design the path which leads us to the theme “ethics of memory”. Ini-tially, it is discussed the concept of awakening as a wide idea, which is an extreme dialectical moment where every “now” is a given “now of knowability”. The notion of “awakening” is a threshold where apparent tiniest and undesirable images can be read, since every present mo-ment is permeated by images of the past that are synchronous to the present. The images do not belong to a specific time, but they become legible, like a lightning, only at a certain time. The interpretation of the images is directly related with the awakening from the myths and from the world of dreams which was the nineteenth century, taking into account that the most powerful myth of that century was (and still is) the myth of progress. Then, this work also ex-poses some considerations about what it means the dialectical images in Benjamin’s work, and it also explains some ideas about literary montage as a method. All these points were vis-ited to direct and confirm the hypothesis that in the moment of awakening there is an “ethics of memory” in the work of Walter Benjamin.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectBENJAMIN, WALTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectMEMÓRIApt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectFILOSOFIA ALEMÃpt_BR
dc.titleÉtica da memória: imagens de Walter Benjaminpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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