Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7195
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPrates, Jane Cruz
dc.contributor.authorVargas, Tatiane Moreira de
dc.date.accessioned2015-04-30T14:06:56Z-
dc.date.available2015-04-30T14:06:56Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7195-
dc.description.abstractEste estudo discute a relação entre o Serviço Social e a Educação Popular, considerando a dimensão socioeducativa da atuação profissional do Assistente Social. O objetivo do mesmo foi analisar como a produção de conhecimentos na área do Serviço Social expressa as aproximações entre Serviço Social e Educação Popular, a fim de identificar e potencializar processos emancipatórios. Considerando, entre outros fatores, a incidência de encontros entre Serviço Social e Educação Popular, produzidos no contexto da Política de Saúde, o estudo traz também uma análise da Portaria Nº 2. 761, de 19/11/2013, que institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde como normativa atual que prevê a Educação Popular como pressuposto, no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, bibliográfica e documental, com orientação epistemológica do método dialético-crítico. Foram definidas como universo de estudo as teses e dissertações da área de Serviço Social, as produções publicadas em eventos e em periódicos de maior repercussão nacional da área de Serviço Social, no período de 2006 – 2014.Considerando que as ações profissionais devem atender ao compromisso ético-político assumido, como Assistente Social, no enfrentamento cotidiano das expressões da Questão Social, a Educação Popular pode fornecer importantes subsídios para a formação e a atuação profissional, com pressupostos para fundamentar a relação pedagógica que configura a dimensão socioeducativa do Serviço Social, na direção de processos emancipatórios, na medida em que ambos têm como direção a emancipação humana. Nesse sentido, a dimensão socioeducativa do Serviço Social deve ser uma “Dimensão Socioeducativa Popular”, indicando a perspectiva de educação que atende à intencionalidade de suas ações. Tem-se a expectativa de que os resultados verificados possam instigar novas reflexões críticas, num movimento constante de pensar a prática comprometida ética e politicamente e ousar fazê-la e refaze-lá, concretizando “inéditos viáveis”.pt_BR
dc.description.abstractThis study discusses the relationship between Social Work and Popular Education, considering the socio-educational dimension of professional work of the social worker. The purpose of it was to analyze how the production of knowledge in the field of social work expresses the similarities between Social Work and Popular Education in order to identify and strengthen emancipatory processes. Considering, among other factors, the incidence of meetings between Social Work and Popular Education, produced in the context of Health Policy, the study also presents an analysis of Ordinance No. 2761 of 11/19/2013 establishing the National Education Popular in Health Policy as current rules providing for Popular Education as normative, under the Unified Health System. The research was the qualitative type, bibliographic and documentary, with epistemological orientation of dialectical-critical method. Were defined as study universe theses and dissertations in the area of Social Work, the productions published on events and periodic greater national impact area of Social Services, the period of 2006 - 2014.Whereas professional actions must meet the commitment ethical-political assumed as Social Worker in everyday coping with expressions of Social Issues, Popular Education may provide important information for formation and professional performance, with assumptions to support the pedagogical relationship that sets the social and educational dimension of Social Work, direction of emancipatory processes, in that both have as towards human emancipation. In this sense, the social and educational dimension of social work should be a "Socio-Educational Popular Dimension", indicating the education approach that meets the intent of their actions. There is the expectation that the actual outcomes may instigate new critical reflections in a constant movement of thinking about practice ethically and politically committed and and dare to do and redo the practice, realizing "viable-unpublished”.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARpt_BR
dc.subjectASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleServiço social e educação popular: caminhos que se cruzam na direção de processos emancipatóriospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000467548-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,4 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.