Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7270
Tipo: masterThesis
Título: Educação ambiental em um clube de ciências, utilizando geotecnologias
Autor(es): Schleich, Álisson Passos
Orientador: Lahm, Regis Alexandre
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2015
Palabras clave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL
MEIO AMBIENTE
GEOTECNOLOGIA AMBIENTAL
Resumen: The present research was conducted with students from the 6th and 7th grades of elementary school, belonging to the Project Science Club (Bio Clube), in a private school in the city of Porto Alegre, RS. The aim of the research was to understand how the construction of knowledge related with the topic environment occurs, using geotechnology. Firstly, the prior knowledge of the students was diagnosed by a questionnaire. Subsequently, the developed activities consisted of viewing and interpreting orbital images obtained from Google Earth TM software, workshop with GPS devices, posters preparation, and interview, among others. For different data collection instruments such as questionnaires, class diaries, student’s textual productions, as well as observations made over the activities in Bio Clube were used. All data were subjected to Textual Discourse Analysis, based on Galiazzi and Moraes (2007). After analyzing the data emerged three main categories: The environment as an object of study; Building knowledge on a Science Club; Application of new technologies in the education. The investigation has concluded that the use of different strategies during a Learning Unit (LU) encouraged and motivated students in the knowledge construction process, also revealing that geotechnologies are a great choice of tools for the construction and reconstruction of new knowledge indicating that the present approach can be used in different areas. During the development of the LU was evidenced students' motivation, concern about the environment, the impulse that geotechnologies can give to nature studies, besides the contributions a Science Club can provide for students.
A presente pesquisa foi realizada com estudantes do 6° e 7º ano do ensino fundamental, pertencentes ao Projeto Clube de Ciências (Bio Clube), de um colégio privado da cidade de Porto Alegre, RS. O objetivo da investigação foi compreender como ocorre a construção de conhecimentos pelos alunos sobre o tema meio ambiente, utilizando como ferramenta as geotecnologias. Os conhecimentos prévios dos alunos foram diagnosticados pela aplicação de um questionário. Posteriormente, as atividades desenvolvidas consistiram na visualização e interpretação de imagens orbitais obtidas via software Google Earth TM, oficina com aparelhos de GPS, confecção de cartazes, entre outras. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos, como diários de classe, produções textuais dos alunos, entrevistas, além de observações feitas durante os encontros do Bio Clube. Todos os dados obtidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva, fundamentada por Moraes e Galiazzi (2007). Após a análise dos dados emergiram três categorias principais: O meio ambiente como objeto de estudo; Construção de conhecimentos em um Clube de Ciências; Aplicação de novas tecnologias na educação.A investigação permitiu concluir que o uso das diversas estratégias desenvolvidas durante uma Unidade de Aprendizagem favoreceu e motivou os alunos no processo de construção de saberes, revelando ainda que as geotecnologias são uma ótima opção para a construção e reconstrução de novos conhecimentos, podendo ser usadas não apenas no ensino de ciências, mas de outras áreas também. Durante o desenvolvimento da UA, ficou evidenciada a preocupação dos sujeitos com relação ao meio ambiente e a impulsão que as geotecnologias podem dar aos estudos da natureza, além da contribuição que um Clube de Ciências pode proporcionar para a formação ativa, crítica, e consciente dos estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7270
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000468946-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo13,67 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.