Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7561
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silva
dc.contributor.authorTegoni, Andréia Cristina
dc.date.accessioned2015-09-09T02:05:49Z-
dc.date.available2015-09-09T02:05:49Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7561-
dc.description.abstractThe university Brazilian scene has undergone significant changes in recent times, especially in the private higher education. Note that in addition to the expansion of private institutions, the system is organized in a very professional manner, focused on the market and looking for short-term results. In this sense, it is assumed that the communication processes are important for the management of educational processes, especially internal communication processes. However, when talking about internal organizational communication, the analysis can be applied to a level considered even more comprehensive, the organizational culture. Studies of organizational culture are conducted, according to Martin (2001), considering three perspectives: integration, differentiation and fragmentation. These perspectives are differentiated mainly by the degree of consensus among the members of the organization about the cultural events. This implies that even before an internal communication to adopt "uniform" procedures, the degree of consensus of individuals and groups about cultural events (largely due to the communication processes) shows variations among themselves. This study aimed to analyze the three perspectives of differentiation, integration and fragmentation are present in the manifestations of organizational culture of an institution of higher education, particularly from its internal communication. The research method adopted was the only case study with qualitative and exploratory approach. Data were collected from document analysis, semi-structured interviews and participant observation. The results achieved responded to the research problem and show that this study points out the manifestation of the triad of prospects for Martin (2001) occurring simultaneously, thus making the complex culture of IES. In this sense, the new studies addressing the organizational culture is suggested, using other theoretical models, as well as the replication of this study in other higher education institutions or a comparative study between two or more institutions.en_US
dc.description.abstractO cenário brasileiro universitário passou por transformações significativas nos últimos tempos, principalmente no ensino superior privado. Nota-se que além da expansão das instituições privadas, o sistema está organizado de forma bastante profissional, focado no mercado e buscando resultados de curto prazo. Neste sentido, supõe-se que os processos comunicacionais adquirem importância para a gestão dos processos educacionais, principalmente os processos comunicacionais internos. Entretanto, ao se falar em comunicação organizacional interna, a análise pode ser transposta para um nível considerado ainda mais abrangente, o da cultura organizacional. Os estudos sobre cultura organizacional são conduzidos, segundo Martin (2001), considerando-se três perspectivas: a integração, a diferenciação e a fragmentação. Essas perspectivas são diferenciadas, principalmente, pelo grau de consenso existente entre os membros da organização acerca das manifestações culturais. Isto implica dizer que, mesmo diante de uma comunicação interna que adote procedimentos “uniformes”, o grau de consenso dos indivíduos e grupos acerca das manifestações culturais (em grande parte decorrente dos processos comunicacionais) apresenta variações entre si. Este estudo teve como objetivo analisar como as três perspectivas de diferenciação, integração e fragmentação se fazem presentes nas manifestações da cultura organizacional de uma Instituição de Ensino Superior, particularmente a partir de sua comunicação interna.O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso único com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados a partir de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados alcançados responderam ao problema de pesquisa e demonstram que, esse estudo aponta a manifestação da tríade das perspectivas de Martin (2001) ocorrendo simultaneamente, tornando assim a cultura da IES complexa. Neste sentido, sugere-se a realização de novos estudos abordando a cultura organizacional, utilizando outros modelos teóricos, bem como, a replicação desse estudo em outras Instituições de Ensino Superior ou ainda um estudo comparativo entre duas ou mais instituições.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA - BRASILpt_BR
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO NA EMPRESApt_BR
dc.titleComunicação interna, diferenciação, integração e fragmentação na cultura organizacional em uma instituição particular de ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000474630-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo819,74 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.