Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7875
Tipo: Article
Título: Adolescentes em Conflito com a Lei e Direitos Humanos: desafios para implementação do Sinase
Autor(es): Aurora Amélia Brito de Miranda
Beatriz Gershenson
Cândida da Costa
Lisélen de Freitas Àvila
Maria Jacinta Jovino Carneiro da Silva
Selma Maria Muniz Marques
In: Revista de Politicas Publicas (UFMA)
Data de Publicação: 2014
Volume: 18
Número: Especial
Página Inicial: 369
Página Final: 378
Palavras-chave: Política Nacional de Assistência Social
Direitos Humanos
Adolescentes
Atendimento socioeducativo
Resumo: O artigo trata das inovações da legislação brasileira na política de atendimento socioeducativo aos adolescentes em conflito com a lei (SINASE), destacando avanços e desafios. Examina o papel da proteção social especial da Política de Assistência Social e do SUAS na execução das medidas socioeducativas. Tem como referência a pesquisa do Estado do Maranhão (UFMA), articulada ao Mapeamento Nacional do Atendimento Socioeducativo (SDH/PR/CONANDA) e as reflexões da equipe da PUCRS. Afirma diferentes questões a serem enfrentadas pelo atendimento socioeducativo, tais como: o reduzido número e a baixa qualificação dos recursos humanos; a incipiente articulação entre atores do Sistema de Garantia de Direitos; a ausência de intersetorialidade entre as políticas públicas e o reduzido financiamento para as medidas socioeducativas.
The article discusses the innovations of Brazilian legislation on social educational care policy to adolescents in conflict with the law (SINASE), highlighting advances and challenges. It examines the role of the special social protection of Social Assistance Policy and the SUAS in the execution of social educational measures. Taking as reference the research of the State of Maranhão (UFMA), articulated to the national Mapping of Social Educational care (SDH /PR/CONANDA) and the reflections of the team of PUCRS. Different issues are affirmed to be faced by Social Educational care, such as: the reduced number and the low qualification of human resources; the incipient articulation between actors of the System of Guaranteed Rights; the absence of intersectoral collaboration among public policies and the reduced funding educative measures.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7875
ISSN: 0104-8740
Aparece nas Coleções:Artigo de Periódico

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adolescentes_em_Conflito_com_a_Lei_e_Direitos_Humanos_desafios_para_implementacao_do_Sinase.pdfTexto Completo262,72 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.