Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7928
Tipo: doctoralThesis
Título: O efeito enquadramento nas decisões sobre a divulgação de informações pessoais: um estudo experimental no âmbito dos aplicativos móveis
Autor(es): Silva Junior, Sady Darcy da
Orientador: Luciano, Edimara Mezzomo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
TOMADA DE DECISÕES
DIREITO À PRIVACIDADE
DISPOSITIVOS MÓVEIS
APLICAÇÕES PARA A WEB
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Esta tese tem como objetivo verificar o efeito do enquadramento nas decisões dos usuários sobre a divulgação de informações pessoais para o uso de aplicativos móveis (apps), em relação às preocupações dos mesmos quanto à privacidade. Na busca deste objetivo, verificou-se o relacionamento entre a preocupação com a privacidade e a intenção futura de divulgar informações pessoais (intenção futura); o efeito dos enquadramentos negativo das crenças de confiança e positivo das crenças de risco na intenção futura; e o efeito moderador dos enquadramentos citados na relação entre a preocupação com a privacidade e a intenção futura. Para verificar estes efeitos, foi realizado um estudo experimental de fator único com grupos independentes e uso de covariável, que contou com 405 participantes. Os resultados indicam que a preocupação com a privacidade se relaciona negativamente com a intenção futura, confirmam os efeitos dos enquadramentos na intenção futura, sendo negativo o efeito em relação ao enquadramento negativo das crenças de confiança e positivo em relação ao enquadramento positivo das crenças de risco, enquanto o efeito moderador não foi confirmado. Assim, esta tese contribuiu para duas áreas específicas: 1) privacidade, ao confirmar a relação entre preocupação com a privacidade e intenção futura (nova escala proposta); e 2) tomada de decisão, visto que evidenciou os efeitos dos enquadramentos das crenças de risco e de confiança na intenção futura de uma forma, até onde se pesquisou, não realizada em nenhum outro estudo.
This thesis aims to determine the framing effect on users' decisions about disclosure of personal information for use of mobile applications (apps), in relation to their privacy concerns. For this purpose, was verified the relationship between privacy concern and future intention to disclose personal information (future intention); the effect of negative framing of trust belief and positive framing of risk beliefs in future intention; and the moderating effect of framings mentioned on relationship between privacy concern and future intention. To verify these effects, was made an experiment with single-factor independent groups design with use of covariate, with 405 participants. The results indicate that privacy concern is negatively related to the future intention, confirm the effects of framings in future intention, being negative the effect in relation to negative framing of trust belief and positive beliefs in relation to positive framing of risk beliefs, while the moderating effect has not been confirmed. Thus, this thesis contributes to two specific areas: 1) privacy, because confirms the relationship between privacy concern and future intent (new proposed scale); and 2) decision-making, as demonstrated the framing effects of risk beliefs and trust beliefs in the future intention, as far as is known, in a way not performed in any other study.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7928
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