Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/8374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorStein, Lilian Milnitsky
dc.contributor.advisorGiacomoni, Claudia Hofheinz
dc.contributor.authorAthayde, Marcia de Lima
dc.date.accessioned2016-06-02T12:47:04Z-
dc.date.available2016-06-02T12:47:04Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8374-
dc.description.abstractA avaliação da leitura e da escrita é fundamental no meio educacional, clínico e científico. É necessário que o instrumento utilizado para a avaliação dessas habilidades seja validado e normatizado para a população a que se remete. No cenário brasileiro, há apenas um instrumento de rastreio que se destina a avaliar as noções básicas envolvidas no desempenho escolar: leitura, escrita e aritmética. O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi desenvolvido para avaliar crianças do Ensino Fundamental, da primeira à sexta série, podendo ser utilizado com reservas para a sétima e oitava séries. Em função de o teste ter sido criado há 21 anos e de que houve uma reestruturação no currículo escolar do Ensino Fundamental, o TDE encontra-se desatualizado em relação a normas e conteúdos. Diante do exposto, a presente tese apresenta o processo de desenvolvimento dos Subtestes de Escrita e Leitura da segunda edição do TDE. Essa é composta por dois estudos empíricos de construção dos instrumentos, sendo o primeiro referente ao Subteste de Escrita e o ao Subteste de Leitura. O terceiro estudo da tese é teórico, o qual apresenta os principais critérios psicolinguísticos que influenciam na leitura de palavras. Além disso, aborda a importância de controlar ou manipular esses critérios, quando da construção de tarefas avaliativas de leitura, o que é ilustrado por meio do processo de construção do Subteste de Leitura do TDE-II. Essa tese foi concluída tendo como resultado os Subtestes de Escrita e Leitura do TDE-II. Espera-se que esse instrumento possa ser utilizado no meio educacional, clínico e científico.pt_BR
dc.description.abstractThe evaluation of reading and writing skills is fundamental in the educational, clinical and scientific community. It is necessary to validate the instrument used to assess these skills and to standardize it for the population to which it refers. In the Brazilian scenario, there is only one screening tool that allows to evaluate the basics skills involved in school performance: reading, writing and arithmetic. The School Achievement Test (TDE) was developed to evaluate children of elementary school from first to sixth grade and can be used with reservations for the seventh and eighth grades. Since this test was created, 21 years ago, there was a restructuring of primary education curriculum, hence, TDE lies outdated when it comes to standards and content. Therefore, the present thesis presents the development process of Writing and Reading Subtests of the second edition of TDE. It is composed of two empirical studies of construction of the instruments, the first referring to the Writing Subtest and the Reading Subtest. The third study of this thesis is theoretical, presenting the main psycholinguistic criteria that influence the reading of words. In addition, it discusses the importance of controlling or manipulating these criteria when building evaluative tasks of reading, which is illustrated through the construction process of the Reading Subtest of TDE-II. This thesis was completed resulting in the Writing and Reading Subtests of TDE-II. It is expected that this instrument may be used in the educational, clinical and scientific communities.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.subjectTESTES PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectESCRITApt_BR
dc.subjectPSICOMETRIApt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.titleDesenvolvimento do teste de desempenho escolar II: subtestes de leitura e escritapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000478680-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial1,3 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.