Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/8541
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBuchweitz, Augusto
dc.contributor.authorTeixeira, Mariana Terra
dc.date.accessioned2016-07-09T12:03:49Z-
dc.date.available2016-07-09T12:03:49Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8541-
dc.description.abstractSyntactic priming is the effect of repeating a sentence structure previously processed. In general, in natural languages, active sentences are more frequent than passive structures in spoken language (88% in English, 92% in Dutch, 89. 5% in Brazilian Portuguese). Nonetheless, passive structures such as “the woman was helped by the man” are also produced. It is possible to stimulate the production of passive (or infrequent) structures using a passive sentence as a prime (hence, syntactic priming). The effect of priming occurs when a passive sentence is offered and, subsequently, the speaker generates a passive sentence, indicating these two structures have a structural relation between them. In this research, we investigated the effect of syntactic priming during production of active and passive sentences by children and adults who are speakers of Brazilian Portuguese (BP). Our experiment is based on Segaert et al. ’s (2011) syntactic priming paradigm of sentence production, used with Dutch adults. Our participants were 8 and 9-year-old-children, regularly enrolled in the public schools of the Project ACERTA (Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem from Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), and undergraduate students of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) and Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).The objectives of this research were: (i) to investigate syntactic processing in children and adults using the syntactic priming paradigm; (ii) to investigate the syntactic priming effect in BP; (iii) to analyze the baseline (unprovoked, not-primed) frequency of passive and active sentences in oral language of BP speakers; (iv) to compare the production of passive and active structures in children and adults; (v) to address a possible effect of syntactic priming in the light of the cognitive theory of Implicit Learning (CHANG, DELL, GRIFFIN & BOCK, 2000; CHANG, DEEL & BOCK, 2006). The results indicate the baseline proportion of 89,5% of active sentences and 10,5% of passive in oral production in BP; the generation of passives by adults was higher than by children; the children produced, in addition to passive structures, other structures to topicalize non-agent. The production of short and long passives with agentive verbs seems to be productive in BP children in the study; the greater production of passives by adults may be related to a more frequent contact with reading and writing. The effect of syntactic priming occurred in children but not in adult speakers of BP.en_US
dc.description.abstractPriming sintático é a facilitação no processamento de uma sentença posterior, quando uma sentença com a mesma estrutura foi processada anteriormente. Nas línguas naturais em geral, na oralidade, produzimos mais frases na voz ativa (88% em inglês, 92% em holandês e 89,5% em português brasileiro, por exemplo – SEGAERT et al. 2011; PINCKERING & BRANIGAN, 1998) do que na voz passiva. Entretanto, sentenças passivas e outras estruturas transitivas também são produzidas. É possível estimular a produção de estruturas passivas (ou de estruturas infrequentes), como “A mulher foi ajudada pelo homem”, se for dado ao falante, em um momento anterior, um prime passivo, como a sentença “O menino foi fotografado pela menina”. O efeito de priming sintático ocorre quando, ao ser induzido, em um primeiro momento, a produzir uma frase na voz passiva, o falante gera, em um segundo momento, uma sentença também na voz passiva, indicando que essas duas sentenças têm uma relação estrutural entre si. Neste trabalho, investigamos o efeito de priming sintático na produção de sentenças ativas e passivas de crianças e adultos falantes de português brasileiro (PB). Nosso experimento é baseado no paradigma de priming sintático na produção de sentenças de Segaert et al. (2011), feito com adultos holandeses. Os participantes do presente estudo são crianças de 8 e 9 anos regularmente matriculadas em escolas públicas vinculadas ao Projeto ACERTA (Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem), do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, e adultos estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Os objetivos desta pesquisa são (i) investigar o processamento sintático de sentenças ativas e passivas de crianças e adultos através do efeito de priming sintático; (ii) verificar, pela primeira vez em português brasileiro, a existência do efeito de priming sintático em estruturas ativas e passivas do PB; (iii) analisar a frequência de sentenças passivas e ativas na linguagem oral em português brasileiro; (iv) comparar a produção de sentenças passivas de crianças e adultos; e (v) verificar se o efeito de priming sintático pode ser explicado pela teoria cognitiva de Implicit Learning (CHANG; DELL; GRIFFIN; BOCK, 2000; CHANG; DELL; BOCK, 2006). Os resultados indicam a proporção de 89,5% de sentenças ativas e 10,5% de sentenças passivas na produção oral em PB; a produção de passivas de adultos é maior do que a das crianças que utilizam, além da passiva, outras estruturas para topicalizar o participante afetado pelo evento. A produção de passivas curtas e longas com verbos agentivos parece ser produtiva nas crianças falantes de PB deste estudo; a maior produção de passivas por adultos parece estar relacionada à leitura e à escrita. O efeito de priming sintático se manifestou significativamente em crianças e não foi encontrado em adultos falantes do PB, o que parece ser mais uma evidência de que priming sintático é implicit learning.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectPROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURALpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO efeito de priming sintático no processamento de sentenças ativas e passivas do português brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000479258-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,48 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.