Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/9604
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrasil, Vinícius Sittoni
dc.contributor.authorRicci, Bianca Castro da Silva Maraninchi
dc.date.accessioned2016-12-16T11:04:13Z-
dc.date.available2016-12-16T11:04:13Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/9604-
dc.description.abstractA rotulagem nutricional ganhou importância estratégica com o aumento do conhecimento dos consumidores acerca da importância da alimentação para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com isso, a atenção de pesquisadores na área do marketing vem se voltando ao impacto das embalagens de alimentos no processo de decisão de compra. O presente estudo busca identificar se as diferentes formas de apresentação da informação nutricional (também chamados sistemas de informação) no painel frontal dos rótulos de alimentos têm impacto na percepção de saudabilidade e na intenção de compra. Para isso, foram avaliados os fatores “características individuais” e “conhecimento nutricional” categorizados por Drichoutis, Lazaridis e Nayga (2005); “atitude geral para com os sistemas de informação”, categorizada por Kaltcheva, Patino e Leventhal (2013); e “percepção de saudabilidade” e “simpatia do consumidor”, conforme proposta de Feunekes et al. (2008). Foi realizado um levantamento do tipo survey, on line, de natureza descritiva, contendo variáveis quantitativas, com uma amostra de pais de crianças com idade entre 2 e 12 anos. O resultado identificou diferenças significativas na percepção de saudabilidade e na intenção de compra diante de diferentes formas de apresentação da informação nas embalagens de alimentos. A inclusão de uma informação nutricional ao painel frontal aumenta a percepção de saudabilidade dos pais em relação ao produto. As embalagens que reúnem mais informações foram apontadas como de maior credibilidade, de mais fácil compreensão, que mais agradam, percebidas como de produtos mais saudáveis e ainda aumentam a intenção de compra. O trabalho discute minuciosamente os resultados encontrados, implicações acadêmicas e gerenciais, bem como sugere avanços para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractNutrition labeling has become strategically important with the increasing awareness of consumers about the importance of nutrition for health promotion and disease prevention. The attention of researchers in the marketing area is thus turning to the impact of food packaging in the purchase decision process. This study seeks to identify whether the different forms of presentation of nutrition information (also called information systems) on the front panel of food labels have an impact on the perception of healthiness and purchase intent. For this, we evaluated the factors "individual characteristics" and "nutritional knowledge", categorized by Drichoutis, Lazaridis and Nayga (2005); "General attitude toward information systems," suggested by Kaltcheva, Patino and Leventhal (2013); and "perception of healthiness" and "user friendliness", as proposed by Feunekes et al. (2008). An online descriptive survey, with quantitative variables, has focused on parents with children aged from 2 to 12 years. The results show significant differences in the perception of healthiness and purchase intent based on different information systems used in food packaging. The results, academic and managerial implications are thoroughly discussed and improvements for future research are suggested.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectTOMADA DE DECISÕESpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleA forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos paispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000482324-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,32 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.