Resumo: | Esta dissertação se constrói em dois volumes: o romance Rodolfo e o ensaio crítico sobre sua composição. Sabe-se que é impossível criar a partir de nada: todo artista parte de suas referências, suas experiências e seu repertório cultural para construir as próprias obras. No ensaio, busco refletir sobre influências externas e sobre os movimentos internos de criação que articularam e transformaram esses estímulos na escrita do romance. A partir de um diário, ou caderno de anotações, mantido ao longo de dois anos, trago reflexões sobre cinema, silêncio, contos de fadas e política para abarcar parte do universo da obra ficcional. Neste ensaio, busco realizar um exame íntimo do percurso de criação do romance, analisando pontos como construção de personagens, construção do narrador e road stories, além de desafios da escrita. This dissertation is built in two volumes: the novel Rodolfo and the critical essay about its writing. It is a known fact it's impossible to create from nothing: every artist builds on their references, their experience and their cultural repertory to make their own work. In the essay, I seek reflection on my external influences and on the internal creation movements that articulates and transformed those stimuli. Based on a diary I kept for two years, I reflect on cinema, silence, fairy tales and politics to embrace part of the fiction work universe. In this essay, I try to undergo an intimate exam of my creating process building the novel, analyzing issue like character creation, narrator creation and road stories, besides writing challenges. |