Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/10129
Tipo: masterThesis
Título: Espaços e personagens em Vozes da selva, de Horácio Quiroga: abrindo caminhos para a literatura hispano-americana nas aulas de LE
Autor(es): Soares, Caroline Ferreira
Orientador: Kohlrausch, Regina
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: QUIROGA, HORACIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LITERATURA HISPANO-AMERICANA - HISTÓRIA E CRÍTICA
LINGUÍSTICA ESPANHOLA
TEORIA LITERÁRIA
LITERATURA
Resumen: Este trabalho propõe um estudo da contística do escritor uruguaio Horacio Quiroga, visando observar a relação entre espaço e personagem. Seu objetivo está, para além da teoria, em perceber como os conceitos aos quais recorremos podem ser aproveitados no ensino de literatura hispano-americana na aula de língua espanhola para brasileiros. Para isso realiza-se um passeio pelas teorias do conto (POE, 1842; PROPP, 1984 [1928]; CORTÁZAR, 2011 [1974]; MOISÉS, 1983 [1983]; GOTLIB, 2006 [1990]; KIEFER, 2011), do espaço (SARMIENTO, 1996 [1845]; WILLIAMS, 1989 [1921]; BACHELARD, 1988 [1957]; LINS, 1976; DIMAS, 1994) e da personagem (CÂNDIDO, 1981; MOISÉS, 1983; REIS, 1999), com vistas a apresentar uma reflexão sobre o aproveitamento do conto hispano-americano no currículo do ensino médio no Brasil. A partir disso, fundamentados, principalmente, no método teórico-metodológico de Cosson (2006), apresentamos o passo a passo de uma sequência didática expandida de letramento literário, tomando como exemplo o conto “Los desterrados”, em sua versão original, em espanhol, acompanhada ainda de sugestões que oportunizam possíveis abordagens interdisciplinares.
This work aims to study the short stories of uruguayan author Horacio Quiroga, focusing on the observation of the relation between literary space and character. Beyond theory, its goal is to realize how the concepts we resort to can be reused in Spanish-American literature teaching in Spanish language classes for brazilians. In order to do so, we explore short story theories (POE, 1842; PROPP, 1984 [1969]; CORTÁZAR, 2011 [1974]; MOISÉS, 1983 [1983]; GOTLIB, 2006 [1990]; KIEFER, 2011), and space (SARMIENTO, 1996 [1845]; WILLIAMS, 1989 [1921]; BACHELARD, 1988 [1957]; LINS, 1976; DIMAS, 1994) and literary character theories (CÂNDIDO, 1981; MOISÉS, 1983; REIS, 1999), in the interest of presenting a reflection about the use of the Spanish-American short story in the brazilian High School curriculum. Primarily based on the methodological and theoretical method of Cosson (2006), a step by step of a literary expanded teaching sequence using as an example the short story “Los Desterrados” in its original version in spanish, along with suggestions which can make way for interdisciplinary approaches.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10129
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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