Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10414
Tipo: doctoralThesis
Título: Consciência sintática de crianças de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental: instrumento de avaliação
Autor(es): Santos, Thaís Vargas dos
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Ibaños, Ana Maria Tramunt
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: PSICOLINGUÍSTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
ANÁLISE SINTÁTICA
LINGUÍSTICA
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a consciência sintática de crianças de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. É seu objetivo central construir um instrumento de avaliação da consciência sintática de alunos desse nível do ensino e um manual para seu uso, base da reconstituição da concepção do tema. Está apoiada teoricamente na Psicolinguística e em suas relações com a Sintaxe, no que se refere aos estudos sobre o uso e a consciência no uso de dez conteúdos sintáticos selecionados. Metodologicamente, o instrumento de avaliação da consciência sintática, com foco nesses tópicos, utiliza quatro categorias operativas, sendo três no plano frasal (tarefa de identificação, tarefa de julgamento, tarefa de correção) e uma tarefa de julgamento no plano textual. O processo de elaboração do instrumento se desenvolve por meio de duas etapas. A primeira abrange o exame de materiais e estudos sobre consciência sintática, a elaboração inicial do instrumento, a sua aplicação e a análise dos resultados do público-alvo na primeira versão do instrumento. A segunda etapa contempla a reelaboração do instrumento com base nas informações obtidas na coleta-piloto, a elaboração de um manual para seu uso e a aplicação da versão final do instrumento em 12 alunos do 3º ano, 13 alunos do 4º ano e 15 alunos do 5º ano. São resultados alcançados: o Instrumento de investigação da consciência sintática de alunos do 3º, 4º e 5º anos do EF; o manual de aplicação desse instrumento; o desempenho dos alunos no uso de casos sintáticos e a consciência sintática de seu uso; a reconstituição da concepção de consciência sintática com base na pesquisa realizada.
This research has as theme the syntactic awareness of students of 3rd, 4th and 5th grades of Elementary School. It has as main objective construct an instrument to evaluate the syntactic awareness of students of these levels of education and a manual for its use. It is theoretically supported on Psycholinguistics and its relations with Syntax, considering studies on the use and on the awareness in the use of ten syntactic cases selected. Methodologically, the syntactic awareness instrument of evaluation, with focus on these topics, uses four operational categories, three on the phrasal plane (identification task, judgment task, correction task) and a judgment task on the textual plane. The instrument elaboration process is developed through two steps. The first one involves the examination of materials and studies on syntactic awareness, the instrument first version construction, its application and the analysis of the results achieved with this pilot application with students of the stablished grades. The second step includes the instrument reworking based on the information obtained in the pilot situation, the elaboration of a manual for the instrument use and the application of the final version of the instrument with 12 students of the 3rd grade, 13 students of the 4th grade and 15 students of the 5th grade of elementary school. The results achieved are: the syntactic awareness instrument for the investigation of the 3rd, 4th and 5th grade of Elementary School; the application manual of the instrument constructed to guide professionals on the instrument use; the students' performance on the use of syntactic cases and the syntactic awareness of their use; the reconstitution of the syntactic awareness conception based on the research developed.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10414
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