Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10847
Type: masterThesis
Title: Uma avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras: efeitos sobre desempenho, trancamento e conclusão
Author(s): Conceição, Otavio Canozzi
Advisor: França, Marco Tulio Aniceto
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Issue Date: 2017
Keywords: CAPES - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
MOBILIDADE
BOLSAS DE ESTUDO - EXTERIOR
ENSINO SUPERIOR
ECONOMIA
Abstract: A presente dissertação avalia o programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) com foco em três variáveis de resultado. Para atingir esse objetivo, o trabalho está dividido em dois ensaios. O primeiro ensaio trata do impacto causal do programa sobre o desempenho dos ex-bolsistas do CsF a partir dos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2013. Os resultados são analisados comparativamente a dois grupos de controle: o primeiro composto por estudantes que também realizaram intercâmbio acadêmico internacional, porém por intermédio de outras iniciativas e o segundo por não intercambistas. A estratégia de compará-los com os intercambistas visa mitigar os problemas de autosseleção, porque se espera características mais semelhantes entre esses grupos, tanto no que tange à motivação para estudar no exterior quanto em características observáveis. A metodologia empregada foi o Propensity Score Matching (PSM), sendo utilizados diferentes algoritmos de pareamento para conferir validade aos achados. Os resultados revelam que os ex-bolsistas do programa apresentam melhores notas que os intercambistas, tanto na parte de formação geral quanto no componente específico da prova do ENADE. O segundo ensaio analisa a evasão e a taxa de conclusão no curso de alunos do CsF a partir dos microdados do Censo da Educação Superior de 2014 e 2015. Para tanto, construiu-se um painel de estudantes, divididos de acordo com os mesmos grupos do primeiro ensaio, que permitiu identificar suas trajetórias no curso. A metodologia utilizada envolveu duas técnicas: um logit multinomial e as matrizes de transição de Markov. As evidências encontradas mostram que os alunos do CsF trancam mais o curso e se formam a menores taxas no tempo esperado, de acordo com a grade seriada do curso, do que ambos os grupos de comparação.Os resultados do modelo logit multinomial, controlando características dos indivíduos, das instituições, cursos e regiões, sugerem que o programa tem um efeito ceteris paribus sobre a prorrogação do tempo do aluno na universidade.
The present dissertation evaluates the Science without Borders program focusing on three outcome variables. To achieve this goal, the work is divided into two essays. The first essay addresses the causal impact of the program on the performance of CsF alumni from the 2013 National Student Performance Exam (ENADE) microdata. The results are compared with two control groups: the first composed by students who also made international academic mobility, but through other initiatives and the second by the non-exchange students. The strategy of comparing the CsF‟s alumni with the exchange students aims to mitigate the problems of self-selection, because we can expect more similar characteristics between these groups, both with regard to motivation to study abroad and observable characteristics. The methodology used was the Propensity Score Matching (PSM), using different pairing algorithms to check the validity of the findings. The results show that the alumni of the program present better grades than the exchange students, both in the general formation part and in the specific component of the ENADE exam. The second essay examines dropout and completion rates in the CsF students‟ course from the microdata of the Higher Education Census of 2014 and 2015. For this purpose, a panel of students was constructed, divided into the same groups of the first essay, which allowed to identify their trajectories in the course. The methodology used involved two techniques: a multinomial logit and the Markov transition matrices. The evidence found shows that CsF students evades more the course and conclude it at lower rates in the expected time, according to the serial grade of the course, than both comparison groups.The results of the multinomial logit model, controlling characteristics of individuals, institutions, courses and regions, suggest that the program has a ceteris paribus effect on the extension of student time in the university.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10847
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