Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/11107
Tipo: masterThesis
Título: Análise de erros em testes de hipóteses: um estudo com alunos de engenharia
Autor(es): Sebastiani, Renate Grings
Orientador: Viali, Lorí
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
ANÁLISE DE ERROS (ENSINO)
APRENDIZAGEM
Resumen: Esta investigação tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos dos cursos de Engenharia nas provas semestrais em que os conteúdos avaliados são os testes de hipóteses. Estes estão incluídos na ementa da disciplina de Probabilidade e Estatística e são a parte mais visível da estatística em artigos científicos. Entendê-los é parte básica da literácia estatística para a compreensão da literatura acadêmica e científica. Na literatura, são encontrados alguns estudos sobre dificuldades e erros, mas o tema ainda carece de investigações. Este trabalho, portanto, consiste em classificar os erros identificados nas soluções dos alunos, fazendo um comparativo com a literatura da área, além de analisar as respostas dadas a um questionário aplicado aos professores das turmas participantes, sobre as possíveis causas dos erros. Foram participantes desta pesquisa sete turmas de três universidades gaúchas e, também, seis professores que lecionam a disciplina. As respostas analisadas referem-se aos testes para uma amostra, totalizando 178 respostas sobre o teste para a média (com desvio padrão desconhecido) e 179 respostas sobre o teste para a proporção. Os erros foram classificados em sete categorias, e observou-se que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas à formulação da conclusão, ou seja, à etapa da interpretação dos resultados. Os professores que responderam ao questionário consideram, em geral, que os alunos não compreendem a estrutura dos testes de hipóteses e, também, que lhes faltam pré-requisitos, como conhecimentos matemáticos elementares e de interpretação de textos. Ainda, apontam a falta de atenção, de estudo e de realização de exercícios como possíveis causas dos erros.Os resultados sugerem que, no ensino deste conteúdo, seja dada mais ênfase aos conceitos envolvidos do que aos procedimentos e cálculos, como forma de promover a aprendizagem significativa.
This research aims to analyze the mistakes made by engineering students in semester exams in which the contents evaluated are the hypothesis tests. These contents are included in the subject syllabus of Probability and Statistics and are the most visible part of statistics in scientific papers. Understanding them is part of the basic statistical literacy for the comprehension of the scientific and scholarly literature. In literature, it is found few studies on the problems and mistakes, but the theme still needs investigation. This work, therefore, consists in classify the mistakes found in students' solutions, making a comparison with the literature, over an analysis of the responses to a questionnaire given to teachers of participating classes, on the possible causes of errors. Seven classes from three universities in southern Brazil and also six teachers who teach the discipline were the participants of this study. The answers analyzed are related to the testing for a sample, totaling 178 answers on the test for the mean (with unknown standard deviation) and 179 answers on the test for proportion. The errors were classified into seven categories, and it was observed that the greatest difficulties of the students are related to the formulation of conclusions, it means, the stage of the interpretation of results. Teachers who answered the questionnaire generally consider that students do not understand the structure of hypothesis testing, and also that they lack prerequisites such as basic mathematical skills and reading comprehension. Also, they indicate the lack of attention, study and exercises as the possible causes of errors.The results suggest that in teaching this content, more emphasis must be given to the concepts involved than to the procedures and calculations, in order to promote meaningful learning.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11107
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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