Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/11427
Tipo: doctoralThesis
Título: O culto às celebridades nas redes sociais e sua influência no conteúdo das notícias no jornalismo online do portal globo.com
Autor(es): Carlan, Letícia Amaral
Orientador: Tonin, Juliana
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: REDES SOCIAIS
CELEBRIDADES
JORNALISMO
Resumen: Essa pesquisa tem como objetivo compreender de que formas o culto às celebridades nas redes sociais influencia no conteúdo das notícias no jornalismo online do portal globo.com. Para isso, apresenta em seu corpo teórico a trajetória da celebridade, passando por assuntos como comunicação de massa, indústria cultural, o espetáculo, as redes sociais, o hiperespetáculo e a noção de público e privado. Em um segundo momento, a tese trabalha com conteúdos de jornalismo de entretenimento e celebridades, princípio da relevância, newsmaking, noticiabilidade e valor/notícia, internet, cibercultura, webjornalismo, portais de notícias e a globo.com. Além disso, realiza, a partir da metodologia da análise de conteúdo, e da técnica da análise categorial, a análise das 89 matérias sobre celebridades publicadas na capa do portal globo.com, entre os dias 23 e 29 de outubro de 2017, constituindo uma semana. A pesquisa apresenta a conclusão de que o jornalismo de celebridades da globo.com caracteriza-se por conteúdos rasos, fúteis e que proliferam na sociedade o padrão do corpo perfeito.
This research aims to understand how the cult of celebrities in social networks influences the content of news in online journalism at the globo.com portal. For that, it presents in its theoretical body the trajectory of the celebrity, going through subjects like mass communication, cultural industry, the spectacle, the social networks, the hyperspectacle and the notion of public and private. In a second moment, the thesis works with contents such as entertainment and celebrities journalism, relevance principles, newsmaking, newsworthiness and news values, internet, cyberculture, webjournalism, news portals and the globo.com. In addition, it performs, from the content analysis methodology and the categorial analysis technique, the analysis of the 89 stories about celebrities published on the cover of globo.com portal, between October 23 and 29, 2017, constituting a week. The research presents the conclusion that the celebrity journalism of globo.com is characterized by shallow, futile contents that proliferate in society the perfect body pattern.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11427
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000488632-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo11,14 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.