Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/1148
Tipo: masterThesis
Título: A influência dos stakeholders na estratégia: um estudo de caso em uma organização do terceiro setor
Autor(es): Santos, Jéferson Weber dos
Orientador: Ferreira, Gabriela Cardozo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
ORGANIZAÇÕES NÃO-LUCRATIVAS
Resumo: Os graves problemas sociais e ambientais têm mobilizado a sociedade civil, impulsionando a constituição de organizações sem fins lucrativos voltadas exclusivamente a melhoria da qualidade de vida das populações. O terceiro setor, como é conhecido o conjunto de organizações sociais, ganhou importância no cenário econômico e social. O objetivo deste estudo é analisar a influência dos stakeholders no processo de formação e na implementação das estratégias de uma organização do terceiro setor de origem empresarial. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso e a organização selecionada foi a Fundação Projeto Pescar. A partir da revisão conceitual sobre terceiro setor, formação de estratégias e stakeholders, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os principais gestores da organização pesquisada, com stakeholders selecionados e análise de documentos. Os resultados apresentaram os principais stakeholders da Fundação; as suas expectativas; o grau de influência em relação à Fundação a partir dos atributos poder, legitimidade e urgência; a relação de dependência entre os stakeholders e a organização pesquisada; e por fim, o processo de formação e implementação das estratégias da Fundação, considerando a influência dos stakeholders analisados. A busca pela melhoria nos processos de gestão das organizações sociais é uma realidade e o presente estudo é uma contribuição a este complexo desafio.
The serious social and environmental problems have been mobilizing the civil society, impelling the constitution of nonprofit organizations linked exclusively to the improvement of the quality of populations’ life. The third section, as the group of social organizations is known, won importance in the economical and social scenery. The objective of this study is to analyze the influence of the stakeholders in the formation process and in the implementation of the strategies of an organization of the third section of business origin. The methodology for the development of the research was the case study and the selected organization was the Projeto Pescar Foundation. Starting from the conceptual revision on third section, formation of strategies and stakeholders, were defined the research variables. The basis were collected through interviews with the main managers of the researched organization, with selected stakeholders and analysis of documents. The results presented the main stakeholders of the Foundation; their expectations; the influence degree in relation to the Foundation starting from the attributes to power, legitimacy and urgency; the dependence relationship between the stakeholders and the researched organization; and finally, the formation process and implementation of the strategies of the Foundation, considering the influence of the analyzed stakeholders. The search for the improvement in the processes of administration of the social organizations is a reality and the present study is a contribution to this compound challenge.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1148
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